Lula toma posse como o 39º presidente do Brasil

Presidente Lula – Foto: Divulgação

Luiz Inácio Lula da Silva, ou simples Lula, foi empossado oficialmente na tarde deste domingo (1º), por volta das 14h15min (horário de Brasília), como o 39º presidente da República Federativa do Brasil. A cerimônia foi realizada na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, sob a presidência do Senador Rodrigo Otavio Soares Pacheco, presidente do Senado Federal e do próprio Congresso.

Durante a cerimônia, Lula se emocionou por diversas vezes e reiterou que a democracia venceu um período de ódio e de tirania, onde o importante era armar a ‘população’.

Lula e o vice-presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho agradeceram o apoio e todos, sobretudo da população brasileira, que reconheceram nele o líder para tirar o Brasil de várias crises, com institucional, econômica e, sobretudo, de saúde pública, esta última provocada principalmente pela negação do governo anterior em reconhecer a letalidade da Covid-19 (coronavírus), que ceifou a vida de aproximadamente 500 mil pessoas.

O presidente Lula garantiu que vai presidir o Brasil para todos, mesmo para aqueles que votaram em Jair Bolsonaro.

Uma das prioridades do novo governo, segundo os assessores de Lula, é rever políticas adotadas pelo antigo governo que liberava a mineração e o desmatamento da Amazônia e, principalmente, retomar o crescimento econômico do país.

Presidente Lula – Foto: Divulgação

Segundo o presidente Lula, o antigo governo deixou os cofres públicos praticamente vazios, fazendo com que faltasse remédios nas farmácias populares, recursos para manter as universidades públicas funcionando, e merendas nas escolas públicas municipais e estaduais.

Apesar das boas intenções do Presidente Lula, ele enfrentará muitas dificuldades, principalmente porque ele não possui maioria, tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal. Será necessário dialogar com o Congresso e fazer barganhas.

Esperamos que o Presidente Lula consiga cumprir todas as promessas que fez durante a campanha eleitoral e, sobretudo, que consiga pacificar e unir todos os brasileiros.

Com informações das Agências Estado e Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo