Lula promete ajuda ao Rio após ataques de milicianos

Presidente, no entanto, descartou intervenção federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou hoje (24) que vai ajudar o Rio de Janeiro a combater “o crime organizado“, inclusive com apoio das Forças Armadas, após milicianos terem instaurado o caos na capital fluminense com a queima de 35 ônibus e um trem em represália pela morte de um comparsa.

Ônibus queimados por milicianos no Rio de Janeiro (Foto: Ansa)

Ônibus queimados por milicianos no Rio de Janeiro (Foto: Ansa)

“É preciso que a gente aja junto com o governo do Rio para que a gente possa vencer essa batalha”, disse Lula no programa semanal Conversa com o Presidente, acrescentando que cogita recriar o Ministério da Segurança Pública.

“O governo brasileiro tem que assumir a responsabilidade de ajudar. Conversei com o governador Cláudio Castro, hoje vou conversar com o ministro da Defesa José Múcio, na perspectiva de fazer com que a Aeronáutica possa ter uma intervenção maior nos aeroportos do Rio de Janeiro, que a Marinha possa ter uma intervenção maior nos portos.

Vamos ter que agir um pouco mais”, declarou.

No entanto, Lula descartou a possibilidade de uma intervenção federal no Rio, como a realizada em 2018 pelo então presidente Michel Temer (MDB). “Não queremos pirotecnia, não queremos tirar a autoridade do governador”, disse o petista, ressaltando que o papel das Forças Armadas “não é combater o crime”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo