Lugares históricos para visitar no aniversário de São Paulo

Aproveite o feriado para conhecer os pontos que marcaram a história da cidade

O aniversário de São Paulo está chegando. No próximo dia 25 de janeiro, a cidade completa 465 anos. Para celebrar a data, nada melhor do que conhecer os locais que marcaram a história da cidade. A agência de viagens online Viajanet separou algumas opções de pontos históricos imperdíveis para visitar no feriado. Confira:

  1. Pateo do Collegio

Foto: Divulgação

O Pateo do Collegio é o local onde a maior metrópole do hemisfério sul foi fundada. Foi o local escolhido pelos jesuítas como base para seus trabalhos de catequese dos índios locais, em meados do século XVI. Na ocasião em que proclamou a independência do Brasil, foi no Pateo do Collegio que o imperador D. Pedro I se instalou.

Endereço: Pç. Pateo do Collegio, 2 – Centro

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Fechado das 12h00 às 13h00.

  1. Parque da Independência

Foto: Divulgação

Outra visita histórica que se pode realizar em São Paulo é ao Parque da Independência, onde estão importantíssimos elementos históricos relacionados à Independência do país, como o Museu do Ipiranga. Sediado em um prédio inaugurado ao final do século XIX, o acervo do museu possui mais de 125.000 peças relacionadas a história do Brasil. Apesar de não ser possível atualmente visitar o museu, que está passando atualmente por restauração, apreciar a arquitetura do edifício e a do Parque da Independência já seria programa interessante, mas também ali se localiza o Monumento à Independência. Ali estão guardados os restos mortais de Dom Pedro I e de suas duas esposas e é localizado onde acredita-se que a independência do Brasil foi proclamada, às margens do rio Ipiranga.

Endereço: Av. Nazareth, S/N – Ipiranga

Horário de Funcionamento: Diariamente, das 5h às 20h

  1. Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Foto: Divulgação

No Largo de São Francisco, um prédio de arquitetura belíssima abriga a mais tradicional faculdade de Direito do Brasil. Seu pátio central é descoberto e, ao seu lado, possui um monumento em homenagem aos seus estudantes mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Os arcos que o circundam renderam à faculdade o singelo apelido de Arcadas. De inegável importância histórica, a instituição formou nada menos do que nove presidentes da República e protagonizou momentos históricos do país, como o das ‘Diretas Já’ e o impeachment de Fernando Collor em 1992.

  1. Mercado Municipal

Foto: Divulgação

Inaugurado em 1933, o Mercado Municipal de São Paulo foi construído para servir como o principal entreposto comercial da cidade, se destacando atualmente por sua grande variedade de cereais, frutas, verduras, carnes e especiarias. Trata-se de uma ótima opção para o turista, que, além de apreciar a sua bela arquitetura, pode aproveitar o seu espaço gastronômico para saborear seus famosos sanduíches de mortadela e suas frutas exóticas.

Endereço: Rua Cantareira, 306 – Centro

Horário de Funcionamento: Segunda a sábado, das 06h às 18h. Domingo, das 06h às 16h

  1. Catedral da Sé

Foto: Divulgação

A Catedral da Sé foi inaugurada em 1954, precisamente no quarto centenário da cidade. Sua cúpula possui estilo renascentista e, no entanto, é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo. Palco de famoso ato ecumênico realizado durante a ditadura militar brasileira, a praça guarda, em sua cripta, os restos mortais de personalidades como o Cacique Tibiriçá e dos padres jesuítas José de Anchieta, fundador da cidade, e Manuel da Nóbrega.

Endereço: Praça da Sé, s/n – Sé

Horários de Funcionamento: Segunda a sexta, das 08h00 às 19h00; Sábados, das 08h00 às 17h00 e, aos domingos, das 08h00 às 18h00.

  1. Parque do Ibirapuera

Foto: Divulgação

Também em 1954, ano do quarto centenário de São Paulo, foi inaugurada uma de suas mais importantes áreas de lazer. O Parque do Ibirapuera é o mais conhecido e frequentado parque da cidade e tem importância histórica que ultrapassa o aniversário de 400 anos da cidade. No Ibirapuera estão localizados o Pavilhão da Bienal, sede da maior exposição de arte moderna da América Latina, o Obelisco, construído em homenagem aos soldados que lutaram por São Paulo em 1932 e, ainda, o monumento às Bandeiras, de Vitor Brecheret.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

Horários de Funcionamento: Diariamente, das 05h00 às 00h00

Sobre o ViajaNet:

O ViajaNet é uma agência de viagens on-line que traz diferenciais no atendimento e nos serviços ao consumidor com um portfólio completo, incluindo destinos, hotéis e voos em todo o mundo. Fundado em 2009, o ViajaNet é uma empresa 100% brasileira e aposta no mercado brasileiro e no setor de viagens online, oferecendo as melhores opções de passagens. Para informações, acesse: www.viajanet.com.brwww.facebook.com/ViajaNet e @ViajaNet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo