Laticínio incentivado pelo ‘Programa Leite Forte’ recebe prêmio nacional

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Laticínio Imbaúba, de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, foi destaque obtendo o 2º lugar na categoria doce de leite no 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado de 14 a 16 de julho, em Juiz de Fora (MG).

A premiação é ofertada aos três melhores produtos de cada categoria, levando-se em consideração os critérios aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

No concurso promovido pelo Instituto Cândido Tostes, em Juiz de Fora (MG), durante o 30º Congresso Nacional de Laticínios, a indústria laticínia sul-mato-grossense disputou o título de melhor doce de leite do Brasil com outros 127 laticínios, perdendo apenas para a UFV (Universidade Federal de Viçosa), que é uma instituição de ensino e pesquisa.

“O nosso doce de leite é um dos produtos mais queridos e elogiados da empresa e nós já obtivemos êxitos em outros concursos. Estamos felizes e honrados por esta conquista”, declarou a diretora da empresa Silvana Gasparini Pereira, completando que a Imbaúba é uma das indústrias beneficiadas pelo Programa Leite Forte, do Governo do Estado, que investe no suporte técnico aos produtores de leite no campo. “Assim, o leite mantém seu alto nível de qualidade, com cuidados desde a alimentação dos animais até a hora em que a matéria prima chega às indústrias para ter início a fabricação de seus derivados”, afirmou.

O 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos avaliou 11 categorias: queijo gouda; queijo parmesão; queijo provolone; queijo prato; queijo reino; queijo gorgonzola, queijo minas padrão; manteiga de primeira qualidade; requeijão cremoso; doce de leite; e destaque especial – aquele produto lácteo que ainda não chegou ao mercado e que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade. “A avaliação é criteriosa, feita por cerca de 30 juízes especializados, de universidades, serviços de inspeção e instituições de pesquisa, que podem apontar com segurança qual o melhor produto. Temos credibilidade e isso é um aval para a indústria se fortalecer no mercado”, afirmou o coordenador Fernando Resplande Magalhães.

O vencedor da categoria destaque especial foi o queijo Silvestre, do laticínio Cruziliense, elaborado utilizando diversos fermentos selvagens da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o laticínio. Esses fermentos foram introduzidos na região, no século passado, por dinamarqueses, portugueses e italianos e conferem ao queijo sabores adocicado e picante.

O programa Leite Forte que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso do Sul, assiste atualmente 2.500 produtores com assistência técnica e equipamentos. No Estado são produzidos, segundo dados do IBGE, aproximadamente 523.651.000 (milhões) de litros/ano.

Para o coordenador técnico do Programa ‘Leite Forte’, zootecnista Orlando Camy, o trabalho realizado junto ao Laticínio, bem como nas propriedades em todo o Estado tem produzido ótimos resultados. “Se o produtor abre suas portas para receber as orientações dos técnicos e entende as possíveis sugestões de mudanças no modelo de trabalho como essenciais para obtenção melhores resultados, então temos uma parceria que com certeza terá sucesso”. Comentou, lembrando que o programa tem previstos uma serie de cursos de capacitação para os seus técnicos, para os próximos meses.

Já o Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Dr. Fernando Mendes Lamas, comentou que conquistas como estas resultam do trabalho sério de empresas como o laticínio Embaúba e das boas parcerias estabelecidas. “Se pudemos, como um dos nossos programas, auxiliar na produção de um doce com tal excelência, e que recebe uma premiação tão importante, além de parabeniza-los devemos buscar dar escala a tamanho bom exemplo”. Observou, complementando que o projeto tem uma proposta funcional, de baixo custo e que pode trazer resultados excelentes quando bem aplicadas.

Com informações da FIEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo