Joe Biden é eleito presidente dos Estados Unidos

Donald Trump não reconhece a vitória de Biden, e promete entrar na Justiça contra o resultado.

O democrata Joe Biden foi eleito na tarde deste sábado (07) o 46º presidente dos Estados Unidos (EUA), após conseguir a vitória em seu estado natal, a Pensilvânia.

Na Pensilvânia, Biden conseguiu 273 delegados, três a mais do que necessário para ganhar a eleição, derrotando desta maneira o republicano Donald Trump, que tentava a reeleição.

Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos – Foto: Divulgação

A vitória de Joe Biden foi declarada hoje pela a Agência de Notícias Associated Press. Logo depois, as demais agências de notícias, emissoras de TV (CCN e Fox News) e os principais jornais norte-americanos, como The New York Times e The Washington Post, anunciaram a vitória do democrata.

O resultado oficial, no entanto, pode demorar ainda mais para ser reconhecido, porque Donald Trump ameaçou entrar na Justiça para tentar impugnar votos de seu adversário.

De acordo com as projeções da imprensa dos EUA, Joe Biden venceu a disputa no Estado da Pensilvânia, levando para 20 delegados, ficando dessa forma com 273 votos no Colégio Eleitoral, ou seja, três a mais do que o necessário.

Os Estados Unidos da América não possuem um órgão oficial que controla e legisla sobre as eleições no país, como o Brasil, que possui o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulga os resultados das urnas em tempo real. Por essa razão as projeções da imprensa americana são relevantes e normalmente aceitas por todos os americanos.

Pouco após a divulgação da vitória de Joe Biden pela Agência Associated Press, o democrata divulgou um comunicado através do Twitter para agradecer aos americanos e a imprensa.

América, estou honrado por vocês terem me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será duro, mas eu prometo a vocês o seguinte: serei um presidente para todos os americanos —quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que foi depositada em mim“, escreveu Joe Biden no Twitter.

Com informações da Agência Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo