Jociane de Andrade, receberá Moção e lançará livro

Jociane de Andrade – Foto: Acervo Pessoal

Foi proposta pelo vereador Edu Miranda, Moção de Congratulação a Jociane de Andrade, que escreve aqui no www.campograndenoticias.com.br, A motivação é sua efervescente e crescente atuação literária. Contactada pela redação, ela disse que “indubitavelmente é uma surpresa agradável. Que escrevia as coisas simples de sua vida. Das dificuldades de crescer longe da cidade, na fazenda que só tinha acesso por barcos, na região de Morcego, três horas de Corumbá. Da educação dada pelos pais, dos banhos na beira do rio, de sua passagem pelo litoral brasileiro, Da educação que ofereceu aos filhos, principalmente agora com o acesso à internet mais próximo de muitos, e principalmente, do exemplo de vida que quer deixar. Que seja um caminho de fé e de esperança no ser humano”

Vereador Edu Miranda – Foto: Acervo Pessoal

Apesar de ter nascido em Corumbá/MS, vive agora na Cidade Morena. E entende que o estudo formal, oferece respaldo para opções de trabalho e emprego.  Após 24 anos, deu uma reviravolta em sua vida. Como tantas mulheres neste país, depois de sofrer decepções, dificuldades, tristezas e amarguras, num lampejo divino, começa a se inspirar e publicar as histórias que ela mesmo viveu. Passa a congregar na Comunidade Cristã do Brasil, volta a estudar e hoje cursa Técnico em Transações Imobiliárias pelo Sistema PRIME / CETEPS e o Curso Superior Tecnológico em Radiologia pelo Sistema Anhanguera Educacional. Ela acredita que outras mulheres podem se motivar com seu exemplo, pois acredita que a palavra incentiva, mas o exemplo arrasta. Com a oportunidade dada pelo Editor Álvaro Pereira, começou a publicar crônicas de vida, coisas que lembrava e que influenciaram em sua vida. A partir daí publicou sua participação no e-book “Poesias Urbanas”. E foram surgindo os convites, para publicar poemas voltados a temática feminina tendo como principal finalidade enaltecer a sororidade e unir vozes de mulheres empoderadas versejando ou proseando acerca da luta da mulher, pela Editora Edições & Publicações, através da Antologia ACESSO RESTRITO: VERSOS DELAS PARA ELAS. Em seguida participou do projeto da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, em comemoração aos 43 anos de fundação do CTC, Clube dos Trovadores Capixabas e do movimento em torno da Trova no Brasil denominado Neotrovismo em parceria com a editora TABA Cultural, e por fim “Mulher um verso de Amor” pela EHS Edições, cuja coordenadora editorial é de Juliane Santos.

Corumbá (MS) – Foto: Divulgação

Em contrapartida Eduardo Lopes Miranda, conhecido carinhosamente como Edu, nasceu em Campo Grande/MS, é casado e pai de quatro filhos. Assistente Social, Pedagogo, Pós-Graduado em Políticas Públicas na Área da Saúde da Família, empresário no ramo de Auto Center por mais de 20 anos, Assessor Parlamentar na Assembleia Legislativa do MS, Coordenador do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) na Vila Nasser.

Presidente de honra do projeto Fazer o Bem Faz Bem, seu trabalho na área social se intensificou a medida em que foi buscar de perto às necessidades da população, com mais de 9000 atendimentos durante 12 anos, atendendo as famílias com cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, andadores, muletas entre outros ítens hospitalares, encaminhamentos de aposentadorias e assessoria na área da saúde.

Foi fazendo essas visitas que percebeu que seu trabalho voluntário trouxe grandes benefícios às pessoas. Surge aí, o sonho em fazer muito mais, hoje seu Projeto Fazer o Bem Faz Bem, recebe doações de cadeiras de rodas, participa de leilões de materiais hospitalares usados, que são reformados e entregues as pessoas que necessitam desse atendimento. Esse envolvimento com os projetos sociais fez com que o edil conhecesse o trabalho de Jociane, que semanalmente realiza missões em aldeias em Sidrolândia, Rochedo, Terenos e Miranda; através da Comunidade Cristã no Brasil, o que motivou a moção, que deverá ser entregue durante as comemorações do Dia da Mulher em 08 de março.  Abaixo apresentamos a poesia, escrita por Jociane sobre a mulher que será publicada em livro. A antologia pela ACLAPTCTC, será lançada no Espírito Santo, em 6 de julho de 2023 ocasião em que será representada pela filha Jennifer Andrade, Acadêmica de Direito.

Livro ‘Versos Delas Para Elas’ – Foto: Divulgação

O que eu sei do Amor !

*Jociane de Andrade

o amor que eu conheci

veio no berço

no meio do Pantanal

veio num vidro

de vaga-lumes

no fundo do quintal

O amor que eu quis sentir

percorreu muitas cidades

veio meio sem jeito

veio sem muita idade

O amor que eu achei que eu vivi

se perdeu nas contas

se fechou nas malas

se perdeu de si

O amor que eu pensei sentir

reclamou do frio

ressentiu da fome

esqueceu meu nome

O amor que eu não quis

veio de um momento

onde eu não estava preparada

onde eu quis parar por aqui

foi quando eu estava

desistindo de mim

O amor que Deus deu pra mim

foi persistente

foi clemente

foi insistente

foi resiliente

O amor que eu vivo agora

é o que fez renascer em mim

A mulher guerreira

a namorada carinhosa

a filha companheira

a mãe dadivosa

a avó fervorosa

a flor do cerrado

a mulher que eu sempre quis ser !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo