Itália espera ter protótipo de coração artificial em até 2 anos

Especialistas pesquisam forma de substituir transplante cardíaco

O protótipo do primeiro coração artificial 100% italiano deve ficar pronto dentro de até dois anos.

O anúncio foi feito pelo cirurgião cardiovascular Gino Gerosa, diretor do centro Gallucci de Pádua, que vem trabalhando no projeto que pode mudar a vida de muitos pacientes de cardiopatia.

Gino Gerosa promete protótipo de coração artificial em até 2 anos

Gino Gerosa prometeu coração artificial em até 2 anos (Foto: Ansa)

“Agora temos bases financeiras sólidas para desenvolver o projeto. A despesa estimada é de 50 milhões de euros em cinco anos, mas isso ainda pode mudar.

Esperamos ter o protótipo em dois anos, ele está sendo desenhado agora”, explicou o médico, que preferiu não revelar a fonte do financiamento, ao Corriere del Veneto.

A expectativa de um projeto de coração artificial desenvolvido na Itália já existe há cerca de uma década.

“Eu desenhei o coração artificial, mas para desenvolvê-lo será necessária a contribuição de todo o grupo de pesquisa de Pádua dirigido por mim e de outros profissionais. Precisaremos de engenheiros mecânicos e eletrônicos, biólogos, especialistas em materiais biocompatíveis”, elencou.

“Buscaremos os melhores em cada campo, porque o dispositivo é articulado em diversos componentes”, acrescentou Gerosa.

Entre eles, como antecipou o cirurgião cardíaco, estão incluídos uma seção de transmissão de energia necessária para a alimentação, sensores, um motor, componentes diversos e uma interface sangue/máquina: “Todos segmentos a serem desenvolvidos para chegar a um coração pequeno, silencioso, de excelente biocompatibilidade e capaz de garantir ao paciente uma boa qualidade de vida”.

O diretor do centro Gallucci explicou em que consiste a principal diferença com os corações artificiais que já são transplantados hoje: “A primeira, fundamental, é que o nosso não será um dispositivo ‘ponte’, útil para manter o paciente vivo até encontrar um doador compatível, mas se tornará a alternativa ao transplante de coração humano. Além disso, será silencioso e terá que ser adequado para todos: homens e mulheres, adultos, e adolescentes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo