Israel realiza operação na Cisjordânia e deixa 5 mortos e 66 feridos

Fumaça e destruição é vista em Jenin, na Cisjordânia, nesta segunda-feira (19), após intenso combate entre israelenses e palestinos — Foto: Majdi Mohammed/AP

Tropas israelenses realizam nesta segunda-feira (19) uma operação militar na Cisjordânia, com o objetivo de evitar protestos contra a ocupação territorial de terras palestinas por parte de Israel. Até o momento foi contabilizado a morte de cinco palestinos e outros 66 ficaram feridos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a operação israelense em território palestino conta com a presença de helicópteros. Os militares de Israel tentaram prender dois membros da Jihad Islâmica, mas não conseguiram.

O Governo de Israel informou que entre os mortos estão dois membros do Grupo Jihad Islâmica, porém a informação não foi oficialmente confirmada.

Israelenses e palestinos iniciaram um combate intenso na região, que é controlada por Israel. O uso de helicóptero ocorre pela primeira vez desde a revolta palestina ocorrida no início dos anos 2.000.

Os militares israelenses disseram que suas tropas sofreram uma emboscada na cidade de Jenin, e que na ocasião houve uma intensa troca de tiros.

Veículos blindados de Israel entram Jenin, na Cisjordânia, durante operação militar nesta segunda-feira (19) — Foto: Mohammed Torokman/Reuters

No momento em que as forças de segurança saíam da cidade, um veículo militar foi atingido por um dispositivo explosivo, que o deixou danificado. Os helicópteros abriram fogo contra os palestinos para ajudar na retirada das tropas”, disse o Exército de Israel.

O Ministério das Relações Exteriores do Egito emitiu um comunicado oficial condenando o ataque, que foi classificado pelos egípcios como sendo de “escalada contínua de Israel contra os palestinos”.

As autoridades egípcias afirmam que tal ofensiva militar “minam os esforços para reduzir as tensões regionais”.

Israelenses e palestinos se enfrentam continuamente na região, em uma violência que já causou a morte de 124 palestinos neste ano. A cidade de Jenin tem sido um dos principais focos do combate.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que os violentos combates entre israelenses e palestinos já causaram a morte de pelo menos 20 cidadãos israelenses neste ano.

Com informações das Agências Reuters, AFP e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo