Israel bombardeia Beirute, capital do Líbano, e provoca danos em prédios e edifícios

Militares israelenses realizaram nesta terça-feira (02) uma série de ataques com drones no subúrbio de Beirute, capital do Líbano, causando a morte de pelo menos uma pessoa e deixando dezenas de feridos.

O bombardeio também danificou e/ou destruiu parcialmente diversos prédios e edifício, cujos escombros caíram sobre as pessoas que estavam nas ruas e calçadas.

Ataque com drones atinge edifício em Beirute, capital do Líbano, e deixa ao menos 5 mortos e 14 feridos – Foto: Mohamed Azakir/Reuters

Segundo o governo libanês, uma das vítimas é Saleh al-Arouri, um dos fundadores do Grupo Hamas. O primeiro-ministro do Líbano, Najib Azmi Mikat, acusou Israel pelo ataque e pelas mortes de civis.

O governo de Israel ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ataque. Já o Hamas classificou o ataque como inaceitável e garantiu que irá revidá-lo.

Fontes militares ouvidas pela Agência de Notícias Reuters afirmaram de que se trata de um ataque de Israel, que além de atacar a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, agora está bombardeando países vizinhos. Acredita-se que pode haver uma escalada na violência em toda a região.

O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que a morte de Saleh al-Arouri é um ato terrorista cometido pelos israelenses, e classificou o ataque uma violação da soberania libanesa.

O primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, disse em entrevista coletiva que o ataque israelense contra o seu território é uma violação das leis internacionais, e que este ataque aumenta as tensões em toda a região do Oriente Médio.

Este novo crime israelense busca arrastar o Líbano para uma nova fase de confronto com Israel”, disse Najib Mikati.

O governo libanês disse que levará o caso deste novo ataque ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), mas como os Estados Unidos (EUA) possuem o direito a veto, qualquer resolução condenando o ataque israelense ao Líbano pode não ter efeito prático.

A imprensa estatal libanesa disse que o bombardeio israelense ocorreu em Danyeh, em Beirute, capital do país, um bairro localizado no subúrbio, e predominantemente habitado por mulçumanos xiitas.

Este bairro fica localizado entre o centro da capital e o Aeroporto Internacional de Beirute.

Os Estados Unidos (EUA) e o Estado de Israel ainda não se pronunciaram oficialmente sobre este ataque.

Com informações das Agências France Presse, Ansa e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo