Inverno: cinco cuidados necessários com a pele dos bebês

Hidratação é passo importante e ajuda a manter a saúde e o bem-estar da pele delicada dos pequenos

O inverno é uma das estações que pedem atenção especial aos cuidados com a pele dos bebês. Nessa época do ano, as baixas temperaturas, o vento frio e o ambiente seco, podem deixar a pele dos pequenos ainda mais sensível e propensa a ressecamentos e irritações.

Foto: Banco de Imagens/Divulgação

A Dra. Paula Colpas, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultora da TheraSkin, conta que a hidratação é um dos pontos mais importantes a se considerar durante o inverno. “Por ser mais sensível, a pele dos bebês e crianças precisam de atenção especial. É recomendável aplicar um creme hidratante suave e adequado, sem perfumes ou substâncias irritantes, diariamente, principalmente após o banho e sempre que necessário. Isso ajudará a manter a pele do bebê nutrida e protegida”.

Outro cuidado que deve ser levado em consideração é a prevenção de assaduras causadas pelo atrito das fraldas. Durante o inverno, é comum que os bebês fiquem mais tempo vestidos, o que pode aumentar o risco de assaduras devido à fricção constante entre a pele e a fralda. “Para evitar esse incômodo, é importante trocar a fralda da criança com frequência e aplicar uma camada de creme protetor a cada troca”, detalha a dermatologista.

Para manter a pele de bebês e crianças ainda mais protegida, a TheraSkin, empresa brasileira especializada em cuidados com a pele, relacionou alguns cuidados importantes durante a estação e que ajudarão a garantir saúde e bem-estar a pele dos pequenos:

  1. Banho morno e curto: Embora um banho quentinho pareça aconchegante durante o inverno, a água quente pode ressecar ainda mais a pele sensível do bebê. O ideal é seguir com banhos mornos e rápidos, evitando o uso de sabonetes agressivos, optando por produtos suaves, hipoalergênicos e livres de substâncias irritantes.
  2. Camadas de roupa adequadas: Vestir o bebê adequadamente é essencial para proteger sua pele contra as mudanças de temperatura. Roupas de algodão, macio e respirável ajudam a regular a temperatura corporal.
  3. Proteção contra o sol: Embora o sol possa parecer menos intenso durante o inverno, os raios ultravioletas ainda podem causar danos à pele delicada dos pequenos. Mesmo que o dia esteja nublado, é importante aplicar protetor solar.
  4. Reforçar a hidratação: Beber água é fundamental, mas também é preciso cuidar e hidratar a pele dos pequenos adequadamente, já que ela fica mais exposta ao frio e ambientes secos. O uso do produto ajuda a conferir uma aparência macia, saudável e viçosa, além de trazer benefícios à saúde, pois restaura a barreira cutânea e evita irritações.
  5. Trocar fraldas com frequência: Os bebês têm mais risco de desenvolver dermatites na região da fralda, por isso, o ideal é trocá-la com mais frequência, limpando e hidratando a área de forma adequada. Além disso, ao colocar uma fralda limpa, certifique-se de que não fique muito apertada, pois a fricção também pode causar irritações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo