Integração lavoura-pecuária é destaque na 6ª etapa do Circuito Aprosoja 2016

Circuito passa por Laguna Carapã e Nova Andradina ainda nesta semana. – Foto: Divulgação

Circuito passa por Laguna Carapã e Nova Andradina ainda nesta semana. – Foto: Divulgação

Deodápolis, sexto município de Mato Grosso do Sul a receber o Circuito Aprosoja 2016, teve casa cheia na noite desta terça-feira (16). Cerca de 90 pessoas compareceram ao Sindicato Rural para conferir de perto o conteúdo das palestras dos engenheiros agrônomos e especialistas João Pedro Cuthi Dias e Mauro Osaki.

Cidade destaque na pecuária, Cuthi Dias, destacou as vantagens da integração lavoura-pecuária, abordando ganhos de produtividade que o produtor pode alcançar ao investir nessa modalidade de cultura. Na noite, os oradores ainda falaram sobre custos de produção e gestão de propriedade rural.

É preciso coragem

Entre os participantes do evento estavam Julieta e Rosalino Sartor, casal que há mais de 40 anos é produtor rural e, há 6, aposta na integração lavoura-pecuária. Focados no desenvolvimento de várias culturas, ambos identificaram na fala dos especialistas os desafios vividos na prática por eles.

“Um dos palestrantes explicou que, quando diversificamos nossa produção, o trabalho é mais difícil e os riscos em termos de custos e são bem maiores. Mas ele também explicou que a rentabilidade é maior e o produtor fica mais seguro”, contextualizou Julieta Sartor.

“Hoje, nós temos três safras por ano: soja, milho e boi. É muito mais trabalhoso assim, mas sabemos que uma cultura ‘segura’ a outra e aplaca momentos de crise que uma delas possa vir a enfrentar, como prejuízos por causa de fatores climáticos no caso dos grãos”, detalhou Rosalino. Com tanto trabalho, Rosalino resume: “para ser produtor rural é preciso coragem”.

Conhecimento e avanço

Antes disso, na abertura da programação, o presidente do sindicato, Paulo Cardim, destacou a importância da disseminação de informação especializada aos produtores locais, dando a eles a oportunidade de pensar em outras alternativas de produção. Além disso, frisou o interesse de receber o Circuito Aprosoja novamente no próximo ano. “Precisamos nos mobilizar e adquirir conhecimento para crescer e alavancar nosso trabalho”, compartilhou.

Já o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Christiano Bortolotto, enalteceu o desprendimento do Sindicato Rural de Deodápolis ao procurar a entidade para ser uma das cidades a receber uma etapa do circuito. “O interesse da liderança local mostra que a região realmente busca o desenvolvimento de uma agricultura competitiva, sustentável e integradora”, afirmou.

Somente em Deodápolis, a Aprosoja/MS recebeu 10 novos associados, que se filiaram à entidade sem custo algum. A opção está disponível a todo produtor rural interessado, independente da cultura que desenvolve em sua propriedade, basta acessar: http://sistemafamasul.com.br/aprosoja-ms/associe-se/.

Inscrições

As inscrições para participar das próximas etapas do Circuito Aprosoja 2016 ainda estão abertas. Basta realizar inscrição gratuita pela internet por meio do link: http://www.sympla.com.br/AprosojaMS. Também é possível preencher a ficha de inscrições por cidade.

Laguna Carapã: http://goo.gl/lqaRAd
Nova Andradina: http://goo.gl/0dPGSh

Hoje, quarta-feira (17), será a vez de Laguna Carapã o circuito e, em seguida, na quinta-feira (18), Nova Andradina. Após a realização do evento em Nova Andradina, o Circuito Aprosoja 2016 terá passado por oito cidades de Mato Grosso do Sul neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo