Instituto Esporte & Educação chegou a mais de 173 mil pessoas pelo Brasil em 2015

Atuando desde 2001 no terceiro setor, entidade atendeu a crianças e jovens e capacitou professores e gestores.

Ana Moser, presidente do IEE, com crianças (Celia Santos / IEE)

Ana Moser, presidente do IEE, com crianças (Celia Santos / IEE)

São Paulo (SP) – O Instituto Esporte & Educação (IEE) já uma das instituições de referência no terceiro setor pelo trabalho sério e bem feito realizado por todo o País. Criado em 2001, pela medalhista olímpica Ana Moser, o IEE superou todos os seus números e, em 2015, contando com a ajuda de 24 parceiros privados em atividades, cursos e eventos de seus quatro principais projetos, conseguiu atingir cerca de 173 mil pessoas, direta e indiretamente, incluindo aproximadamente 3.500 professores da rede pública de ensino que foram capacitados pela entidade.

Para Ana Moser, alcançar números tão expressivos quanto esses é a confirmação de que o esporte educacional está sendo bem disseminado e chegando democraticamente a todas as regiões do Brasil. “Estamos começando os trabalhos de 2016 ainda mais determinados a levar o esporte para todos”, diz.

A Caravana do Esporte atingiu mais de 30 mil crianças e jovens (Célia Santos/ IEE)

A Caravana do Esporte atingiu mais de 30 mil crianças e jovens (Célia Santos/ IEE)

A Caravana do Esporte, passando pela Amazônia, comunidades do Nordeste e periferias de São Paulo, chegou a mais de 30 mil crianças e jovens, além de trocar ideias e metodologias com mais de mil professores. “Foi um ano especial para a Caravana, inclusive com participação nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Com oficinas esportivas para crianças, formação de professores, elaboração de propostas de continuidade com gestores púbicos, diálogos e trocas foram dias de muita aprendizagem e descobertas”, afirma Alexandre Arena, coordenador do IEE.

Em 2015, o projeto Formação de Professores da Rede Pública completou três anos de existência e esteve em 24 cidades de sete estados (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Pará) capacitando professores e gestores para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte das cidades. Participaram das ações 1.572 educadores, impactando indiretamente cerca de 27.600 alunos da rede pública. Em 2016, o trabalho continuará, com o objetivo de fortalecer o processo de formação dos educadores, consolidando a parceria e buscando a implantação de um plano sistematizado de gestão e controle da qualidade das atividades de esporte educacional das redes municipais.

O Formação Continuada de Professores também foi um sucesso (IEE/ Divulgação)

O Formação Continuada de Professores também foi um sucesso (IEE/ Divulgação)

A professora Mariana Franco Domingos, especialista em dança, avaliou positivamente a oportunidade de participar do Projeto de Formação. “O curso do IEE auxiliou na sistematização do meu trabalho e consegui perceber sentido no que faço profissionalmente. Aprendi com as aulas e orientação dos formadores do IEE que quanto mais simples e palpável, mais fácil de se atingir os objetivos de aprendizagem”, analisa.

A Rede Multiplicadora de Esporte Educacional, que tem o patrocínio da Petrobras e está presente em todas as regiões do País, em 52 municípios, atendeu a aproximadamente 34 mil crianças e adolescentes da Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas e Mato Grosso do Sul. Foram 700 professores e gestores capacitados, em 53 encontros de formação. O projeto realizou 1.200 eventos e torneios, além de seminários, programas de qualificação da educação física escolar e revitalização de espaços e materiais.

A Rede Multiplicadora conta com parceiros locais, como a Universidade Federal do Recôncavo Bahiano, Gueto, Oela, Casa dos Amarelinhos, Cintercoop e a prefeitura municipal de Niterói.

Já os projetos Rede de Núcleos Brasil e Rede de Núcleos São Paulo, em seus 18 núcleos de esporte educacional, atendeu, em 2015, semanalmente, a 8.288 jovens, além de ter formado 49 professores em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A professora da EMEI Clarice Lispector Marília Amaral afirma que o projeto beneficiou a todos. “Os alunos apresentaram grandes avanços e extrapolaram o conceito do lúdico, adquirindo uma postura mais centrada e buscando atender aos desafios propostos, superando os jogos e os próprios limites. O trabalho orientado pelos professores do IEE enriqueceu o trabalho proposto em nossa EMEI, trazendo, além de suporte técnico e material, conhecimento específico da área da Educação Física. A parceria foi extremamente positiva”, conclui.

O Rede de Núcleos promoveu eventos por todo país (IEE/ Divulgação)

O Rede de Núcleos promoveu eventos por todo país (IEE/ Divulgação)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.

Dentre os Parceiros do IEE estão Mondelèz Brasil, Fundação Mondelèz Internacional, Rede, Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Petrobras, NIKE, Instituto Península, Nestlé, Novelis, EDP / Instituto EDP, CIELO, Vale, Monsanto, Abbott, Estácio, Yamana, Roche, BTG Pactual, Deutsche Bank, Ticket, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Desenvolve SP, Chevron, Grupo Baumgart, Merial, Eaton, Netshoes, Fabrica de Cidadania/Ache.

Saiba mais: http://goo.gl/ePnnai

Mais informações no site do IEE: www.esporteeducacao.org.br/ e no Facebook do Instituto Esporte Educação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo