Instituições referências em saúde se unem para combater superbactérias

Número de bactérias resistentes triplicou durante a pandemia e projeto inédito auxilia hospitais a reduzirem infecções

Foto: Divulgação

Os casos registrados de bactérias resistentes a antibióticos saltaram de um pouco mais de mil para 3,7 mil entre 2019 e 2021. Para ajudar a reverter este cenário, o Hospital Angelina Caron, referência em atendimentos de alta complexidade no país, e a BD uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo, se uniram numa iniciativa para promover o uso racional de antibióticos e reduzir infecções no ambiente hospitalar — que inclusive podem levar a óbito.

O Programa de Antimicrobial Stewardship, que visa promover o uso racional de antibióticos, começa a apontar os primeiros resultados positivos, ainda que preliminares. “Em menos de duas semanas após a implementação, já realizamos 50 intervenções em prescrições de antibióticos na UTI, ou seja, 50 pacientes tiveram o uso de medicamentos otimizado, nas dosagens e durações”, explica o médico infectologista Ricardo Kosop, coordenador do projeto no HAC.

A implantação completa do programa dura em torno de 12 meses e conta com apoio da BD, que possui tecnologia de ponta para identificação de bactérias dentro de instituições de saúde.

“Por meio desse programa inédito, queremos ajudar as instituições a identificarem e traçarem um perfil das bactérias presentes em cada hospital. A partir daí, é possível oferecer tratamento personalizado para cada paciente, evitando que doses desnecessárias de medicamentos sejam utilizadas”, diz Luis Fernando, diretor de Negócios IDS, da BD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo