Instalação Segura: saiba como utilizar interruptores e tomadas em móveis

Para evitar acidentes elétricos é importante seguir as normas de segurança na instalação de interruptores e tomadas embutidos em móveis

Ao planejar a decoração da casa, é comum optarmos por móveis com interruptores e tomadas embutidos, buscando praticidade e uma aparência limpa. No entanto, é fundamental garantir uma instalação correta para evitar riscos elétricos e assegurar a segurança dos moradores.

A instalação elétrica de interruptores e tomadas embutidos em móveis não deve ser feita de maneira improvisada, com gambiarras, deixando condutores expostos e sem o uso de terminais adequados. Essas práticas podem resultar em curtos-circuitos, choques elétricos e danos materiais.

Foto: Divulgação

Para garantir uma instalação segura, é necessário seguir as recomendações da norma ABNT NBR 5410, que estabelece as diretrizes para instalações elétricas de baixa tensão, incluindo os critérios para uso desses dispositivos em móveis, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais e escritórios”, explica o Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, André de Lima.

Quatro ações são fundamentais para uma instalação segura de interruptores e tomadas embutidos em móveis, segundo o executivo da Tramontina:

1. Usar dispositivos que protegem: o circuito de tomada ou interruptor embutido em móveis deve contar com um dispositivo de proteção diferencial residual (DR), especialmente quando a conexão dos módulos é acessível. Além disso, é recomendado o uso de uma caixa de proteção para resguardar as conexões elétricas.

2. Fazer uma isolação adequada: a isolação desempenha um papel fundamental nesse tipo de instalação, protegendo o usuário contra choques elétricos. Para garantir uma boa isolação, é recomendado o uso de materiais de qualidade, como fita isolante e terminais de conexão. Esses materiais evitam o contato acidental com partes energizadas.

3. Ter atenção às áreas úmidas: caso ocorra um acidente, como molhar acidentalmente a tomada, é fundamental agir rapidamente para evitar riscos maiores. Nesses casos, a recomendação é desligar o disjuntor do circuito em que a tomada está conectada para interromper o fornecimento de energia e prevenir choques elétricos.

4. Contratar um eletricista: um profissional qualificado com conhecimento técnico das normas de segurança saberá orientar o consumidor sobre as necessidades existentes em sua casa, para que o ambiente seja livre de riscos elétricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo