Instabilidade econômica não afeta a construção sustentável no Brasil

Sistemas que garantem menor consumo e maior autonomia no fornecimento de água em edificações é uma das tendências mais adotadas nos projetos atuais.

Foto: Divulgação

Em alta no setor da construção civil, os projetos sustentáveis deixaram de ser uma novidade apenas para os empreendimentos de altíssimo padrão e passaram a permear todo o mercado da construção civil, alcançando edifícios residenciais, galpões logísticos, shopping centers, lajes de escritório, hospitais, arenas esportivas, dentre outros. A avaliação é do membro do Comitê Diretor da Unidade de Sustentabilidade do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), Wagner Oliveira.

“A instabilidade econômica afetou todo o mercado da construção, reduzindo significativamente o número de novas obras. No entanto, a construção sustentável não foi afetada e a demanda por edificações com melhor desempenho e mais sustentáveis tem crescido. Prova disso é que, em 2016, 192 empreendimentos brasileiros foram registrados no USGBC em busca da certificação, o maior número de registrados desde 2012, quando ocorreu o boom do mercado da construção”, afirma.

Para Oliveira, embora aplicadas de acordo com as características de cada projeto, atualmente há uma tendência para a utilização de alternativas sustentáveis que visam o desempenho no uso de água e energia, além da utilização de energias renováveis. A ideia é implantar sistemas que garantem menor consumo e maior autonomia no fornecimento frente a possível escassez de água, o que os torna também não só mais sustentáveis, mas também resilientes as iminentes mudanças climáticas.

Ele destaca que, neste contexto, cresce a adoção de geração de energia renovável nas próprias edificações ou em outras localidades. “Os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica tiveram seus custos reduzidos em mais 40% no último ano, o que o torna cada vez mais viável a sua implantação. Este cenário de crescimento abre espaço também para a próxima tendência de edificações sustentáveis, os chamados edifícios Net Zero, que serão capazes de gerar toda a energia necessária para seu funcionamento durante o ano todo”, observa.

Potencial — Atualmente o Brasil é um dos líderes em edificações sustentáveis no mundo, despontando como o 4º país com maior quantidade de projetos certificados ou em processo de certificação LEED, o referencial mais aplicado em todo o mundo. Por isso, este ano, o tema sustentabilidade na construção civil ganha mais espaço e será abordado em um painel coordenado pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) durante o Concrete Show South America, que acontece em agosto, na capital paulista.

“Mesmo como este cenário, o potencial é ainda enorme, pois a aplicação ainda pode ser expandida para os mercados de edificações residenciais, hotelaria, industriais, logísticos, que ainda apresentam uma baixa penetração quando o assunto é sustentabilidade. Este crescimento poderia ser impulsionado por políticas públicas, com o IPTU verde sendo adotado, por exemplo, e outras que estão já andamento em alguns estados brasileiros”, afirma Oliveira.

O membro do comitê diretor do CTE, aponta ainda que o fato do projetos e obras serem executados com prazos mais realistas é positivo para a situação econômica atual, uma vez que permite um planejamento e avaliação mais criteriosa das estratégias de sustentabilidade já durante a etapa de concepção do projeto, o que reflete em menor custo e alcance de melhores resultados no desempenho. “Acredito que a crise veio para amadurecer ainda mais a construção sustentável, possibilitando que um próximo passo seja dado em edifícios de alto desempenho sem altos custos de implantação e com grandes diferenciais competitivos”, finaliza.

Serviço: Concrete Show South America 2017

Data: 23 a 25 de agosto de 2017

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo (SP)

Horário da Exposição: 23 de agosto das 13h às 20h / 24 e 25 de agosto das 10h às 20h

Sobre o Concrete Show South America – Único evento na América Latina a reunir toda a cadeia produtiva do concreto, o Concrete Show South America chega em 2017 a sua 11ª edição. Anualmente, reúne marcas expositoras com soluções de mais de 40 segmentos, desde equipamentos para terraplenagem, canteiros de obras e projetos estruturais, até tecnologias de ponta para a cadeia produtiva do concreto, serviços e acabamento, visando sempre o aumento da produtividade, eficiência e redução de custos. Reconhecido como um dos mais importantes pontos de encontro da construção civil, a feira oferece oportunidades únicas de networking, experimentação de produtos, efetivação de negócios e um programa de conteúdo com conferências, seminários e cursos focados nos temas mais atuais do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo