Inmet emite alerta de temporal para o Sul e Sudeste do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na tarde desta quarta-feira (20), por volta das 16h45min (horário de Brasília), alerta de chuvas intensas para as cidades localizadas nas regiões Sul e Sudeste. A situação deve ser mais preocupante no Rio de Janeiro, onde estão previstas chuvas torrenciais, fortes rajadas de vento e queda de granizo.

Chuvas causaram estragos no estado do Rio de Janeiro – Foto: Arquivo/Divulgação/Prefeitura e Defesa Civil

Segundo o Inmet, uma frente fria vinda do Uruguai está avançando sobre o Sul do Brasil, devendo atingir a região nas próximas horas. Os estados do Sul e Sudeste do país estão em grande perigo, devido a possibilidade de inundações e alagamentos e, sobretudo, de deslizamento de terra e de desmoronamento de encostas e barrancos.

O Rio de Janeiro deve ser o mais afetado pelas chuvas nesta sexta (22), sábado (23) e domingo (24). O volume de chuva deve ficar em torno dos 500 milímetros na capital e nos demais municípios deve chegar a 150 milímetros.

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão de prontidão em vários Estados e a recomendação das autoridades é para que as pessoas deixem áreas de risco, como encostas e regiões onde ocorrem alagamentos com frequência.

O Inmet publicou normas para que as pessoas se sintam mais seguras. A recomendação é para que os moradores evitem áreas de riscos, desliguem aparelhos elétricos e quadros de energia quando houver raios e trovoadas e procurem abrigos seguros em casos de deslizamentos de terra.

Há grandes riscos de danos em prédios, quedas de árvores, inundações e alagamentos e, sobretudo, suspensão no fornecimento de energia elétrica.

 

Com informações do Inmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo