Incêndios florestais devastam áreas em Portugal e Espanha

Centenas de bombeiros estão trabalhando arduamente nesta terça-feira (08) para conter as chamas que estão devastando florestas no Sul de Portugal. Milhares de hectares já foram destruídos e cerca de 1.400 pessoas tiveram que deixar suas casas às pressas.

Bombeiros são vistos combatendo incêndio florestal em Carrascal, na região de Proença-a-Nova, em Portugal, nesta terça-feira (08) – Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP

O incêndio florestal teve início na tarde do último sábado (05), em Odemira, no Alentejo, tendo as chamas se alastrado rapidamente para o Sul do país, em direção a Algarve, uma das regiões mais procuradas pelos turistas estrangeiros. Ainda não há informações sobre vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, cerca de 850 bombeiros portugueses foram mobilizados para tentar conter e controlar o fogo. Eles contam com o auxílio de seis aviões, que despejam água sobre os focos de fogo.

As altas temperaturas e as fortes rajadas de vento em Portugal têm dificultado o trabalho dos bombeiros. Segundo o Serviço de Meteorologia, as temperaturas na região estão em torno dos 40ºC.

Segundo informações do comandante da Autoridade Regional de Emergência e Proteção Civil, José Ribeiro, as condições meteorológicas não são boas e podem prejudicar o combate às chamas. “A situação é preocupante”, disse José Ribeiro.

Outro foco de incêndio foi localizado na Região de Monchique, uma área montanhosa e de difícil acesso. Ela fica localizada na zona turística de Algarve.

Por precaução as autoridades determinaram a remoção imediata de alguns moradores de Monchique. Várias estradas de acesso à região foram interditadas.

Outra região bastante castigada pelo incêndio, é Leiria, localizada no centro do país. O fogo já destruiu cerca de 7 mil hectares na região.

Incêndio Florestal na Espanha

A Espanha também vem sofrendo com os incêndios florestais. Mais de mil hectares já foram destruídos pelo fogo durante o último fim de semana.

Um novo foco foi registrado na Região de Estremadura, próximo à fronteira com Portugal. Bombeiros dos dois países estão tentando controlar as chamas.

O governo espanhol emitiu alertas na segunda-feira (07) para a chegada de uma nova onda de calor, a terceira neste verão. Diversas províncias estão em estado de alerta, com Andaluzia, no Sul; Castilla-la, no Centro; e Estremedura, no Oeste do país. Essas províncias estão em alerta laranja.

A Agência Meteorológica do Estado (Aemet) informou que as temperaturas entrar em elevação nos próximos dias, e que quarta-feira (09) deverá ser o “dia de pico deste episódio’, quando os termômetros devem registrar cerca de 44ºC.

As autoridades espanholas podem decretar alerta vermelho em Madri, capital do país, caso as temperaturas atinjam os 44ºC.

O Serviço Europeu Copernicus informou que julho já está sendo considerado o mês mais quente do ano em todo o mundo, e que a previsão para os próximos anos é sombria, porque o clima da terra está sofrendo alterações muito rápidas e que as temperaturas estão subindo significativamente.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo