Incêndios florestais atingem o Chile e deixam 10 mortos e centenas de desabrigados

O Chile vem sendo atingindo por uma série de incêndios florestais desde quinta-feira (1º), os quais já causaram vítimas e danos na infraestrutura de diversas cidades do país. Ao menos 10 pessoas perderam a vítima, e centenas estão desabrigadas, depois que suas casas foram atingidas e destruídas pelas chamas.

Incêndios florestais atingem o Chile e provocam vítimas. A imagem mostra as chamas destruindo uma área da Reserva Nacional Peñuelas, próxima a Valparaíso. — Foto: Corpo de Bombeiros do Chile via Reuters

No fim da tarde desta sexta-feira (02), o presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou estado de emergência e catástrofe nas regiões de Valparaíso, Marga Marga e Viña del Mar, que se encontram encobertas por uma densa camada de fumaça escura, que prejudica a visibilidade e, consequentemente, o trabalho dos bombeiros.

Sob alerta vermelho, nove regiões tiveram que ser evacuadas às pressas, e os moradores estão sendo levados para abrigos e/ou casas de parentes e amigos. Ao menos 150 focos de incêndio foram registrados na manhã deste sábado (03).

A Corporação Nacional Florestal (Conaf) do Chile e a Delegação Presidencial Regional de Valparaíso (Senapred) emitiram um comunicado em conjunto declarando alerta vermelho nas províncias de Marga Marga e Valparaíso, por causa dos incêndios.

O último boletim divulgado pelas autoridades chilenas mostra que as chamas já consumiram 10 mil hectares de florestas e matas nativas. O registro revela ainda que dos 158 incêndios, 37 focos ainda estão sendo combatidos pelos bombeiros.

Além das vítimas, as chamas também destruíram casas, prédios, veículos, postes de energia e torres de telefonia. Algumas regiões estão sem luz e sem comunicação.

O governo chileno montou um Comitê de Gestão de Riscos e Desastres para tentar coordenar os trabalhos de combate aos incêndios. O presidente Gabriel Boric disse que todas as medidas estão sendo tomadas e que está disponibilizando todos os recursos necessários.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, informou que além das equipes de bombeiros e de polícia, equipamentos e aeronaves estão sendo disponibilizadas, como helicópteros e aviões-tanques.

O Chile, assim como o Brasil e outros países sul-americanos vem sofrendo ondas de calor. Em Santiago, capital do Chile, as temperaturas chegaram aos 39º C (máxima).

Com informações das Agências Brasil e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo