Incêndios florestais atingem o Canadá e fumaça chega aos EUA

Diversos incêndios estão atingindo e devastando várias florestas no Canadá. O fogo já começa a se alastrar e pode atingir casas e estabelecimentos comerciais em várias cidades.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os incêndios começaram nesta quarta-feira (07) e a fumaça já chegou aos Estados Unidos (EUA), colocando em risco a saúde moradores da cidade de Nova York.

Incêndios florestais causam destruição no Canadá e a fumaça já pode ser vista nos EUA e Europa— Foto: B.C Wildfire Service/Handout via Reuters

Partículas provenientes da queimada já estão chegando a países mais distantes, como Noruega, Islândia e Groelândia. Por enquanto as autoridades destes países não emitiram estado de alerta e nem fecharam os aeroportos.

Os incêndios florestais no Canadá já deixaram cerca de 20 mil desabrigados. As pessoas tiveram que deixar suas casas devido ao alto risco do fogo atingir as moradias.

Segundo informações dos meteorologistas, não há previsão de chuvas para os próximos dias no Canadá, e a camada espessa no ar deve durar até o fim da semana.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse ao todo foram registrados 414 incêndios florestais no país, sendo que destes, 239 encontram-se foram de controle. A região mais afetada é a Província oriental de Quebec.

As autoridades canadenses informaram que o fogo já consumiu cerca de 3,8 milhões de hectares de florestas, ou seja, 38 mil km².

As autoridades norte-americanas informaram que a fumaça e a camada espessa no ar atingiram algumas cidades na Costa Leste dos EUA, principalmente Nova York, que se encontra em estado de alerta.

Essa névoa espessa deixa o ar mais escuro e torna a coloração do céu laranja. Por enquanto os riscos para a saúde são mínimos, porém os idosos e os recém-nascidos devem ficar em ambientes ventilados e umidificados.

O governo do Estado de Nova York informou que está produzindo cerca de 1 milhão de máscaras faciais do tipo N-95, para serem distribuídas para a população nova-iorquina.

É provável que as condições permaneçam insalubres, pelo menos até que a direção do vento mude ou os incêndios sejam apagados”, disse o meteorologista Bryan Ramsey.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo