Incêndio florestal destrói cerca de mil imóveis no Chile

O incêndio destruiu a cidade de Santa Olga, incluindo quartéis, delegacias, hospitais e estabelecimentos comerciais – Foto: Pablo Sanhueza/Reuters

O Governo do Chile anunciou na tarde desta quinta-feira (26/01) que o incêndio florestal que atinge o país já destruiu cerca de mil imóveis na cidade de Santa Olga, na Região de Maule.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o fogo arrasou a área entre a noite de quarta-feira (25/01) e a madrugada de hoje, tendo os moradores sido orientados com antecedência a deixar seus imóveis. Não há informações sobre vítimas.

As autoridades chilenas disseram que além das moradias, o incêndio também queimou quartéis da polícia e dos bombeiros, delegacias de polícia, estabelecimentos comerciais, escolas e prédios públicos, além de um centro médico, que foi esvaziado antes.

O porta-voz da Prefeitura de Constituición, Carlos Valenzuela, disse em entrevista coletiva que policiais e bombeiros realizaram uma operação para retirar todos os moradores, deixando a cidade de Santa Olga completamente vazia.

Todo mundo teve que sair, enquanto Santa Olga era consumida pelas chamas”, disse o porta-voz em entrevista coletiva.

Carlos Valenzuela disse ainda que está sendo difícil para as autoridades assimilar a destruição de uma cidade inteira.

É difícil dizer isso, assimilar isso, se dar conta do que estava acontecendo, tiveram que sair os carabineiros, os bombeiros, espero que o povo tenha saído todo, não queriam sair. É terrível tudo o que está acontecendo“, afirmou Carlos Valenzuela.

A Defesa Civil do Chile informou que os primeiros relatórios revelam que em todo o país foram destruídas entre 6 a 7 mil casas, e que teme pela vida de dois adultos que desapareceram nas proximidades do Rio Maule.

Na cidade de Penco, de 50 mil habitantes, a cerca de 500 km de distância de Santiago, capital do país, as autoridades determinam a evacuação parcial da região, que já começa a ficar cercada pelas chamas.

Bombeiros, brigadistas da Corporação Nacional Florestal (Conaf) e soldados do Exército foram mobilizados e estão combatendo as chamas na região. A prioridade é evitar que o fogo chegue a capital.

Aviões e helicópteros carregados com água estão ajudando no combate ao incêndio, que em algumas áreas está fora de controle.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo