Incêndio florestal deixa cerca de 2 mortos e 7 feridos na Califórnia (EUA)

Helicóptero é utilizado no combate às chamas no incêndio floresta na Califórnia (EUA) – Foto: Lucy Nicholson / Reuters

Helicóptero é utilizado no combate às chamas no incêndio floresta na Califórnia (EUA) – Foto: Lucy Nicholson / Reuters

Um incêndio florestal no Centro da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), já causou a morte de duas pessoas e deixou outras sete feridas, informaram as autoridades na manhã deste sábado (25/06). As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas o clima seco e os ventos estão facilitando a sua propagação.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o fogo já destruiu cerca de 100 imóveis, fazendo com que milhares de pessoas fossem retiradas as pressas. Todos foram levados para abrigos.

As autoridades policiais locais informaram que o fogo começou na tarde de quinta-feira (23/06), no Condado de Erskine, nas proximidades de Los Angeles, que ainda não foi atingida. Até o momento o fogo já destruiu 121 km² de área.

Os bombeiros locais já conseguiram controlar 5% das chamas, mas os trabalhos estão sendo dificultados pelos fortes ventos e pelo clima seco, principalmente nas imediações do Lago Isabella.

O governador do Estado da Califórnia, Jerry Brown, decretou estado de emergência na região, o que permite disponibilizar ajudar com maior rapidez. Aviões e helicópteros foram disponibilizados para ajudar no combate às chamas e no resgate de possíveis vítimas.

O capitão dos Bombeiros do Condado de Kern, Tyler Townsend, disse em entrevista ao Jornal Los Angeles Times, que esse incêndio é um dos mais devastadores já vistos por ele, e que o fogo está fora de controle. Ao todo, já foram consumidos pelas chamas 2 milhões de hectares.

É um dos incêndios mais devastadores que já vi. Isso explodiu (…). Passou de dois a milhares de hectares em horas”, declarou Tyler Townsend.

Já o chefe dos bombeiros, Brian Marshall, disse em entrevista ao mesmo jornal, que o terreno montanhoso, o clima seco, e as fortes rajadas de vento estão facilitando a propagação das chamas, e que os trabalhos estão sendo dificultados pelos mesmos motivos.

Ao todo, participam do combate às chamas 800 bombeiros, mas centenas de outros já foram mobilizados e devem chegar as regiões afetadas pelo fogo nas próximas horas.

O terreno montanhoso, cinco anos de seca e rajadas de vento (…) expandiram o incêndio de forma fenomenal. Nossos bombeiros estão enfrentando uma batalha de proporções épicas contra este incêndio, tentando salvar qualquer estrutura possível“, disse Brian Marshall.

A seca no Estado da Califórnia já dura cerca de cinco anos e tem causado incêndios florestais com certa frequência. As temperaturas na região têm atingindo os 45º C.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo