Incêndio em Viña del Mar (Chile) destrói 400 casas e deixa ao menos 2 mortos

Incêndio florestal atinge as colinas de Viña del Mar, na região de Valparaíso, no Chile, onde estão localizadas centenas de casas. Cerca de 400 residências já foram destruídas — Fotos: Javier Torres / AFP

Um incêndio de grandes proporções, que começou na quinta-feira (22), está destruindo uma floresta na região de Viña del Mar, a 120 km a Oeste de Santiago, capital do Chile. Até o momento as autoridades chilenas registram a morte de duas pessoas e 400 casas foram seriamente danificadas e/ou totalmente destruídas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o incêndio obrigou as autoridades a decretar estado de emergência na região e a determinar que os moradores sejam retirados imediatamente das regiões afetadas.

As chamas estão se alastrando rapidamente devido as fortes rajadas de vento. Uma área residencial e um balneário, localizados próximo ao Porto Turístico de Valparaíso, estão no caminho do fogo.

Equipes de resgate, dos bombeiros, da Defesa Civil e tropas do Exército foram mobilizadas.

O comandante dos bombeiros de Viña del Mar, Patrício Brito, disse em entrevista coletiva, que cerca de 400 residências foram atingidas pelas chamas e que todos os moradores conseguiram sair ilesos da região.

A prefeita de Viña del Mar, Macarena Ripamonti, declarou que “O incêndio começou em uma parte chamada ‘Nueva Esperanza 2000’, cruzou e atingiu outras áreas e está descendo para o norte, em direção ao Quinta Vergara por um barranco profundo“.

Alguns moradores tiveram que deixar a região pelo ‘Quinta Vergara’, o anfiteatro onde acontece a cada ano o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar.

Incêndio florestal atinge as colinas de Viña del Mar, na região de Valparaíso, no Chile, onde estão localizadas centenas de casas. Cerca de 400 residências já foram destruídas — Fotos: Javier Torres / AFP

A Agência Nacional de Emergências (Onemi) do Chile informou que “o incêndio está fora de controle e com rápida propagação, além de elevada intensidade e dispersão”. Até o momento as chamas consumiram 110 hectares.

A Onemi decretou ‘alerta vermelho’ para Viña del Mar e determinou a saída imediata de todos os moradores das regiões de Tranque Sur, Puerto Montt, Puerto Aysén, Cabritera, Florestal Alto, e Siete Hermanas, além do Assentamento de Felipe Camiroaga.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, assinou agora pouco um decreto declarando estado de emergência no país.

Em entrevista coletiva, o subsecretário do Interior, Manuel Monsalve, disse que o presidente da República determinou a declaração de estado de exceção constitucional de catástrofe por calamidade pública na região de Valparaíso.

Com o decreto, a Defesa Nacional poderá, se for realmente necessário, limitar direitos constitucionais e apreender bens para enfrentar a emergência na região de Valparaíso.

Ao todo, 150 brigadistas e 400 bombeiros estão trabalhando para tentar conter e debelar as chamas, que se alastram rapidamente devido as fortes rajadas de vento de até 50 km/h. Os trabalhos de combate ao fogo estão sendo dificultados por causa dos ventos.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo