Incêndio atinge e destrói prédio em Johanesburgo, na África do Sul

Um incêndio de grandes proporções atingiu e destruiu na madrugada desta quinta-feira (31) um prédio ocupado na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, causando a morte de pelo menos 76 pessoas. Outras 40 pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as causas do incêndio ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.

Incêndio atinge e destrói prédio no centro de Johanesburgo, na África do Sul, e mata ao menos 76 pessoas — Foto: Miles/via Reuters

O prédio pertence a Prefeitura de Johanesburgo e no passado era utilizado por negros sul-africanos, à espera de documentos para entrar em bairros de maioria branca. O local é vinculado ao Apartheid e os negros esperavam o visto para poder ir trabalhar nos bairros de pessoas brancas.

O edifício possui cerca de cinco andares e fica localizado no centro da cidade. Todos os andares foram atingidos pelas chamas e pela fumaça.

A edificação tem um passado triste, ligado as políticas segregativas do Apartheid. No local, os negros pegavam o ‘Dompass’, um documento que permitia a entrada em bairros de brancos para trabalhar.

Atualmente, o local estava sendo utilizado como moradia de imigrantes, que deixaram seus países de origem por causa das guerras e da fome.

O porta-voz dos Serviços de Gestão de Emergências de Johanesburgo, Robert Mulaudzi, informou que equipes de emergência foram mobilizadas e enviadas para a região, que foi isolada. Todas as vias de acesso foram bloqueadas e estão interditadas para o tráfego de veículos. Apenas viaturas oficiais podem passar.

Ainda de acordo com Robert Mulaudzi, o número de vítimas (mortos e feridos) pode aumentar nas próximas horas.

Bombeiros trabalham no resgate das vítimas de incêndio em Johanesburgo, na África do Sul — Foto: Shiraaz Mohamed/ Reuters

Os bombeiros estão trabalhando arduamente para tentar controlar e apagar totalmente o fogo. Após o encerramento deste trabalho, eles irão realizar o rescaldo, afim de evitar que novos focos de fogo possam surgir no local.

Robert Mulaudzi disse ainda que os imigrantes invadiram o prédio sem permissão das autoridades, e transformaram o local em uma espécie da ‘favela’, com estruturas de madeira separando os pequenos cômodos, e acendendo velas, já que o fornecimento de energia elétrica havia sido suspenso.

Nos andares havia muitas barreiras que dificultaram a saída rápida dos ocupantes e, sobretudo, a entrada dos bombeiros.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo