IBAMA realiza ação contra garimpo ilegal em Roraima e destrói aviões e helicópteros

Fotos: IBAMA/Cortesia

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) voltou a realizar nesta sexta-feira (10) operações de combate ao garimpo ilegal e ao desmatamento nas terras dos índios Yanomami. Aeronaves e equipamentos foram destruídos.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do IBAMA, a ação contou com o apoio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O objetivo foi o de interromper o envio de suprimentos para os garimpeiros e, sobretudo, o escoamento do minério extraído ilegalmente.

Toda a infraestrutura utilizada pelos garimpeiros foi destruída. Aviões e helicópteros, além de maquinários, foram incendiados.

A presença dos agentes do IBAMA, FNSP e Funai na região fez com que muitos garimpeiros fugissem da região devido ao medo de serem presos. Até o momento, não há registro de garimpeiros detidos.

Fotos: IBAMA/Cortesia

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que a operação nas Terras dos Yanomamis tem como objetivo retomar o controle do território, que ainda se encontra em poder dos garimpeiros, madeireiros e desmatadores.

Muitos garimpeiros têm fugido da região no período da noite, deixando para trás equipamentos, mantimentos, aeronaves, embarcações e documentos. Eles fogem pela floresta e rios.

Um dos helicópteros destruídos pelos fiscais estava coberto com uma espécie de rede camuflada.

Uma draga utilizada pelos garimpeiros foi explodida. O equipamento serve para sugar água do fundo do rio em busca de ouro. O processo é devastador, principalmente devido ao uso indiscriminado de mercúrio, produto altamente tóxico.

Uma escavadeira que estava dentro da Terra Yanomami também foi destruída.

Fotos: IBAMA/Cortesia

Dados do IBAMA revelam que atualmente existem cerca de 20 mil garimpeiros em terras indígenas, e que o número de índios na região é de aproximadamente 30 mil.

O maior território indígena do país, a Terra Yanomami, enfrenta uma crise humanitária e sanitária sem precedentes, desde que o governo de Jair Bolsonaro permitiu a entrada de garimpeiros e madeiros na região.

Os índios Yanomamis, incluindo crianças, idosos e adultos, sofrem com casos severos de desnutrição, de envenenamento e de malária.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IBAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo