I SIMCROP reúne cerca de 200 pessoas em São Gabriel do Oeste

Simpósio foi promovido pela CropSolutions e trouxe palestrantes renomados

Foto: Divulgação

Nos dias 22 e 23 de março, em São Gabriel do Oeste, no Parque de Exposições Balduíno Maffissoni, ocorreu o I SIMCROP – Simpósio em Fitossanidade, que teve o objetivo de proporcionar conhecimento e informação aos produtores, consultores, empresas do agronegócio, cooperativas e estudantes da região.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas, em cada uma das noites, e contou com uma programação diversificada com palestrantes renomados do país. A abertura foi feita pela Dra. Andressa Brida, gerente da Estação de Pesquisas CropSolutions e coordenadora do evento, que destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento do agronegócio. “Esse seminário é um marco, pois aproxima os produtores e os estudantes dos resultados das pesquisas, que são fundamentais para a o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

A CropSolutions deu um grande passo com a realização deste evento, reunindo pesquisadores importantes, que puderam compartilhar um pouco do seu conhecimento com a população de São Gabriel”, enfatizou Gilmar Calado, consultor e um dos idealizadores da CropSolutions.

A abertura também contou com a presença de Nádio João, também idealizador da CropSolutions e da Proplanta; Arthur João; Mariana Riberio, coordenadora do evento e Fernando Rocha, presidente da Câmara Municipal.

Foto: Divulgação

A primeira noite começou com a palestra “Construção do perfil do solo para altas produtividades” com Dr. Eduardo Fávero Caires da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que falou sobre a importância do preparo do solo. “O Brasil tem um solo com baixa fertilidade natural, com alta acidez e baixas reservas de nutrientes, por isso o manejo do solo é fundamental para se ter altas produtividades. Os sistemas de produção somente vão evoluir bem em solos adequadamente manejados com produção de palha e diversificação de culturas, e devidamente corrigidos ao longo do perfil para garantir maior crescimento e melhor distribuição das raízes”.

Logo após foi a vez da Dra. Cláudia Regina Dias Arieira, da Universidade Estadual de Maringá, com a palestra “ Manejo Integrado de Nematoides na proteção de plantas. “Uma importante restrição à produção agrícola sustentável é o impacto de pragas e doenças de solo. Nematoides estão entre as principais pragas agrícolas da atualidade. Estima-se que os nematoides parasitos de plantas consomem aproximadamente 10% da produção agrícola global, levando a perdas econômicas anuais. No Brasil, as nematoses estão entre as fitossanidades mais importantes nos cultivos a campo ou em sistema protegido”.

E para encerrar, a palestra “Projeto Pró-Carbono: Presente e Futuro com o Dr. Elizeu Jonas Didoné. “A agricultura tem o potencial de remover 25% dos gases do efeito estufa emitidos nos últimos 25 anos. O Brasil tem o potencial de gerar de 20% a 30% dos créditos provenientes de soluções baseadas em natureza do mundo”, explicou o Dr. Elizeu.

Segunda noite

A segunda noite do SIMCROP contou com cinco palestras, a primeira delas “Adoção de multissítios no controle de doenças de soja” com a Dra. Solange Bonaldo da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. “É de extrema importância a preservação do solo para as gerações futuras. O correto manejo e preparo garante a perenidade do agronegócio, pois grandes extensões de cultivo de soja podem provocar a resistência de fungos a fungicidas”.

Logo após, ocorreu a palestras “Posicionamento de biológicos no manejo de cigarrinha do milho” com Dr. Paulo Fernando Adami da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. “Controle do milho tiguera na soja safra ainda é de difícil controle e acaba sendo um dos principais vetores do problema e, consequentemente, da curta vida útil das soluções para a praga e a doença” explica o pesquisador.

Foto: Divulgação

Após o intervalo foi a vez da palestra “Manejo de plantas daninhas resistentes com Dr. Giliardi Dalazen da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Ele explicou por que a resistência de plantas aos herbicidas ocorre e que há novas tecnologias para minimizar. “O Manejo Integrado de Plantas Daninhas (MIPD), ferramenta essencial de controle dentro do sistema produtivo, vem enfrentando dificuldades, especialmente pela resistência de muitas espécies consideradas inimigas do sistema produtivo a diversos ativos herbicidas. Entre os motivos da preocupação de quem acompanha a problemática, estão as perdas ocasionadas pela matocompetição, incluindo a competição por elementos essenciais como água, luz, nutrientes e espaço físico”.

Sílvia Vollino Libman Luft, Fiscal Estadual Agropecuário na divisão de educação sanitária da Iagro falou sobre os riscos da praga Caruru Palmeri, que é uma planta daninha exótica de crescimento rápido e extremamente agressiva. “A planta está no topo da lista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de pragas com maior risco fitossanitário para o Brasil, com risco potencial de reduzir a produtividade de soja, milho e algodão em aproximadamente 80% a 90%, além da possibilidade de cruzamento com outras espécies do gênero, inclusive com transferência de genes de resistência aos herbicidas”.

E por fim, a palestra “Nematoides associados a soja e milho e sua distribuição na região de São Gabriel do Oeste, MS” com Dra. Andressa Brida da CropSolutions – Pesquisa, Inovação e Tecnologia Agropecuária. “Apesar da elevada produção brasileira de grãos, a produtividade da cultura da soja tem sido afetada por patógenos em geral, com destaque para os nematoides fitoparasitas. As perdas são grandes em diversas regiões, inclusive em São Gabriel”, destacou a pesquisadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo