PMA autua e multa suspeito por transporte ilegal de filhotes de papagaios

Foto: PMA/MS – Divulgação

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta quinta-feira (03/11), a informação de que policiais da corporação, flagraram nas imediações do município de Três Lagoas, a 313 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um homem de 46 anos transportando filhotes de papagaio em um veículo de passeio.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu nesta quarta-feira (02/11), na Rodovia BR-158, em uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, o homem dirigida um veículo de passeio quando foi abordado pelos policiais militares ambientais. Os documentos do condutor e os do veículo foram checados e estavam aparentemente em ordem.

Antes de liberar o motorista, os policiais ouviram ruídos estranhos saindo do veículo, e durante a vistoria encontraram uma caixa de papelão contendo filhotes de papagaios.

Em depoimento, o infrator disse trabalhar e residir em uma fazenda no município de Paraíso das Águas, e que encontrou os animais quando reformava o pasto da propriedade rural. O homem alegou ainda que pegou os animais porque as aves estavam sozinhas, e que as estava levando para sua casa em Araçatuba (SP).

Diante dos fatos, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o infrator, e o multaram em R$ 15 mil. Além disso, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi indiciado por crime ambiental.

Caso venha a ser condenado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 6 meses a 1 ano de reclusão em regime fechado.

As aves silvestres foram apreendidas e encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande (MS), onde serão examinadas por biólogos e veterinários.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo