Helicópteros do Ibama são alvejados quando sobrevoavam Terras dos Yanomami, em Roraima

As autoridades acreditam que os disparos foram feitos por garimpeiros

Foto: Divulgação

Dois helicópteros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram atacados na tarde de sábado (1º de abril), durante uma fiscalização de rotina realizada na região onde ficam localizadas as Terras Indígenas Yanomami, em Roraima. Por sorte, ninguém ficou ferido, porém uma das aeronaves foi atingida por um disparo de arma de fogo.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), os criminosos, provavelmente garimpeiros ilegais, atiraram contra os fiscais que estavam realizando um trabalho na região.

Por causa do ataque, o MMA solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reforço na segurança dos fiscais do Ibama na região, onde os agentes estão atuando desde o dia 6 de fevereiro contra garimpos e desmatamentos ilegais.

Já foram registrados três ataques contra as equipes do Ibama em Roraima. No primeiro, ocorrido em 23 de fevereiro, garimpeiros atacaram uma base na comunidade Palimiú, próximo ao Rio Uraricoera.

Houve troca de tiros entre garimpeiros e fiscais do Ibama, tendo um dos agressores sido baleado e detido.

O segundo ataque aconteceu no dia 14 de março, quando garimpeiros atuavam na região dos Índios Waikás. Eles foram abordados pelos fiscais do Ibama e houve troca de tiros. Um garimpeiro foi baleado, porém este conseguiu fugir.

O terceiro ataque aconteceu na terça-feira (28), quando os agentes do Ibama apreendiam equipamentos usados por garimpeiros no Tio Couto de Magalhães, na Região de Alto Alegre, ao Norte do Estado de Roraima.

Os ataques contra agentes do Ibama e policiais não impediram a desativação de garimpos ilegais, apreensão e destruição de equipamentos usados pelos garimpeiros.

Até o momento, os agentes do Ibama destruíram oito motores, dois geradores de energia e 29 instalações, entre acampamentos e estruturas de suporte logístico à atividade ilegal.

A prioridade do IBAMA e do MJSP é retomar a área dos Yanomamis e acelerar a expulsão dos garimpeiros.

Com informações das Assessorias do IBAMA e do MMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo