Guarda Costeira da Itália resgata 5.600 imigrantes no Mar Mediterrâneo

Imigrante e resgatado com vida nesta segunda-feira (03/10) no Mar Mediterrâneo, na Costa da Itália – Foto: Aris Messinis / AFP

Imigrante e resgatado com vida nesta segunda-feira (03/10) no Mar Mediterrâneo, na Costa da Itália – Foto: Aris Messinis / AFP

A Guarda Costeira da Itália divulgou na tarde desta segunda-feira (03/10), a informação de que a corporação resgatou em apenas um dia no Mar Mediterrâneo cerca de 5.600 imigrantes, que estavam em 39 embarcações precárias. Todos estavam tentando chegar a Europa e haviam zarpado da Líbia.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, pelo menos um corpo de imigrante foi encontrado dentro de uma das embarcações.

Os imigrantes estavam em barcos de pesca feitos de madeira, barcaças e botes infláveis. O cadáver encontrado em uma das embarcações foi resgatado, mas ainda não foi divulgado informações sobre a identidade da pessoa.

As primeiras embarcações foram avistadas pela Guarda Costeira no início da manhã de hoje, durante o amanhecer. Um barco de pesca com 700 pessoas a bordo, incluindo dezenas de crianças, foi o primeiro a ser abordado.

Os membros da Guarda Costeira Italiana ficaram assustados com a quantidade de pessoas, tendo algumas pulado dentro d’água, com receio de serem mandados de volta para a Líbia.

O Governo da Itália realizou uma megaoperação de salvamento no Mar Mediterrâneo e solicitou ajuda de outros países europeus, que estão analisando o caso.

A Marinha da Itália enviou navios e militares para a região com o objetivo de ajudar no resgate dos imigrantes. Todos estão sendo salvos e levados para abrigos.

As Organizações Não-Governamentais (ONGs) Médicos Sem Fronteira (MSF), SOS Mediterrâneo, Save the Children e Proactiva Open Arms participam das operações de resgate.

Com informações das Agências AFP e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo