Governo do DF começa a desobstruir a orla do Lago Paranoá

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Governo do Distrito Federal, através da Agência de Fiscalização (Agefis), iniciou na última segunda-feira (24/08), a derrubada de todas as construções irregulares no entorno do Lago Paranoá. Cercas e edificações estão sendo derrubadas.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Distrito Federal, operários estão realizando a demolição de edificações irregulares e a desmontagens de cerca com o apoio das Polícias Civil e Militar, e também, de fiscais do Instituto Brasília Ambiental.

A ação começou por volta das 08h15min (horário de Brasília), na QL 12 do Lago Sul, área nobre de Brasília, e pegou muitos moradores de surpresa que não esperavam essa ação, apesar de terem sido notificados. Cercas, muros, muretas, alambrados e portões que impediam a passagem de pedestres foram derrubados.

O Governo pretende liberar uma área de aproximadamente 30 metros a contar da margem do Lago Paranoá, onde construções ilegais foram erguidas, como se o local fosse propriedade particular.

Segundo uma fonte do Instituto Brasília Ambiental, que preferiu não se identificar, vão ser desobstruídos uma área pública que impede a circulação de pessoas as margens do lago, tendo a desocupação sido determinada pela Justiça em 2011, em resposta a uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em 2005.

Não serão removidas edificações em terrenos escriturados dentro da área de preservação permanentes, e também, em terrenos e lotes da União e de Embaixadas (Representações Diplomáticas).

A previsão dos técnicos é que os trabalhos de remoção sejam concluídos em dois anos, e que 80 quilômetros da orla estejam totalmente livres de obstáculos.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo