Governadores da Amazônia Legal vão ampliar colaboração e desenvolver planos de investimento com o apoio do BID

Belém (PA) – Os Governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal vão aprofundar a colaboração no âmbito do programa regional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Amazônia Sempre.

Governador Helder Barbalho, ministra Simone Tebet, presidente do BID, Ilan Goldfajn, e outras autoridades na solenidade de assinatura da carta de intenções – Foto: Divulgação

Após diálogo de alto nível com a Ministra do Planejamento e Orçamento e Governadora do BID, Simone Tebet, e o presidente do BID, Ilan Goldfajn, e o presidente do Consórcio da Amazônia Legal, o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, assinaram uma carta de intenções para ampliar o trabalho conjunto e explorar a canalização de recursos financeiros e de cooperação técnica para apoiar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável integrado da Amazônia Legal brasileira, em consonância com um Plano de Ação a ser desenvolvido em conjunto.

Os Governadores dos Estados Amazônicos vão explorar novos instrumentos financeiros, preparar planos de investimentos coordenados, e estabelecer uma agenda conjunta para iniciativas transfronteiriças, priorizando áreas como infraestrutura sustentável e regularização fundiária. O anúncio aconteceu no marco da Cúpula dos Países Amazônicos.

Sem o financiamento adequado não conseguiremos alcançar as metas de conservação de desenvolvimento que o mundo precisa, por isso essa cooperação com o BID é importante para os Estados da Amazônia Legal, para que sigamos implementando políticas e para proteção do nosso patrimônio verde, com respeito à biodiversidade. Portanto, não há dúvida de que esse movimento é importante para o Pará e para a região, para garantir condições para fortalecermos as nossas ações, que são diversas”, disse o governador do Estado do Pará e Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Helder Barbalho.

Estamos muito honrados trabalhar em estreita colaboração com os Estados da Amazônia brasileira em busca do desenvolvimento sustentável. Aumentar a colaboração é crítico para gerar mais impacto, e nós estamos prontos para ajudar a região amazônica a alcançar um novo nível de desenvolvimento sustentável, ampliando o financiamento e apoiando a coordenação tanto entre os estados brasileiros quanto junto aos demais países da região”, disse o presidente do BID, Ilan Goldfajn.

A Amazônia Legal compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. É o lar de 28 milhões de pessoas e abriga 67% das florestas tropicais do mundo.

Amazônia Sempre

Amazônia Sempre é um programa guarda-chuva e holístico que visa proteger a biodiversidade e acelerar o desenvolvimento sustentável a partir de três frentes de ação: ampliando o financiamento, impulsionando a troca de conhecimento, e facilitando a coordenação regional entre os oito países amazônicos.

O programa é baseado em cinco pilares: combate ao desmatamento e fortalecimento do controle e segurança ambientais no contexto dos governos nacionais; a bioeconomia, impulsionando atividades econômicas alternativas e sustentáveis; pessoas, visando o acesso adequado a educação, saúde e emprego de qualidade; cidades e infraestrutura sustentáveis e conectividade; e agricultura, pecuária e silvicultura sustentáveis e de baixo carbono. Além disso, tem como foco promover a inclusão de mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e comunidades locais; conservação do clima e da floresta; e fortalecer as capacidades institucionais e o estado de direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo