Furacão Otis atinge o Sul do México e provoca inundações

O Furacão Otis, de categoria 5, atingiu nesta terça-feira (24) a região de Acapulco, Costa Oeste do México, trazendo consigo chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento de até 270 km/h. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas, porém os danos são consideráveis.

Soldados mexicanos são vistos fazendo guarda em uma praia deserta de Acapulco, no México — Foto: Javier Verdin/Reuters

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o fenômeno começou como uma tempestade tropical, passando a furacão de categoria 5 e, em 12 horas, regredindo para categoria 4.

A prefeita de Acapulco, Abelina Lopez, disse em entrevista coletiva que toda a região se encontra em estado de alerta máximo, e que os moradores foram orientados a permanecerem em casa e, se necessário, buscar abrigos espalhados pela cidade.

A Agência Nacional de Águas do México, CONAGUA, alertou os moradores para a possibilidade de ondas de até oito metros de altura, principalmente no Estado de Guerrero, onde fica a cidade de Acapulco.

As ondas podem atingir também cidades no Estado de Oaxaca. A orientação é para que os banhistas e surfistas evitem as praias.

A Coordenação Nacional de Proteção Civil do México (CNPC) disse que até o momento não foi registrado vítimas (mortos e/ou feridos), mas que o número de desabrigados aumenta significativamente.

O fornecimento de energia elétrica está sendo suspenso em regiões do Estado de Guerrero, devido a passagem do furacão. Há relatos de queda de postes e árvores na região.

As escolas nos Estados de Oaxaca e Guerrero foram fechadas e as aulas suspensas. Os prédios poderão ser usados como abrigos temporários.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse em entrevista coletiva que o Furacão Otis pode ser o mais devastador a atingir o país, desde o Furacão Pauline, que atingiu Acapulco em 1997, destruindo áreas da cidade e matando ao menos 200 pessoas.

Acapulco é uma cidade com aproximadamente 1 milhão de habitantes e possui casas luxuosas, além de algumas favelas nas encostas e montanhas que cercam a região.

Antigamente era um ponto turístico bastante procurado por celebridades.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo