Furacão Irma provoca destruição e mortes nos EUA e Caribe

Policiais e equipes de resgate procuram por sobreviventes em carro destruído pelo Furação Irma em North Port, no Estado da Flórida (EUA) – Foto: Reuters

As autoridades norte-americanas informaram na manhã desta terça-feira (12/09) que o número oficial de vítimas (mortos, feridos, desaparecidos e desabrigados) provocados pelo Furacão Irma após sua passagem pelo Caribe e Estados Unidos (EUA) ainda está sendo calculado.

Alguns moradores já começaram a retornar para suas casas, mas muitos encontraram somente escombros. Governos locais estão providenciando abrigos para as pessoas que perderam as suas residências.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Furacão Irma foi rebaixado para ciclone pós-tropical, mas ele já está sendo considerado pelos meteorologistas como sendo o mais forte e mais devastador a atingir a Região Caribenha e o litoral sul dos EUA.

As fortes rajadas de vento e as chuvas torrenciais continuam atingindo o Estado da Flórida. As autoridades locais pediram a todos que permaneçam em casa.

Os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões (NHC – sigla em inglês) dos EUA acreditam que o ciclone deverá se dissipar totalmente entre a noite desta terça-feira (12/09) e a madrugada desta quarta-feira (13/09). Em Miami, moradores relataram que o Irma provocou inundações, enchentes, quedas de árvores e destruição de vários imóveis.

Até o momento o Furacão Irma causou a morte de 96 pessoas no Caribe e nos Estados da Flórida e da Geórgia.

Equipes de resgate continuam trabalhando para tentar localizar mais feridos que ainda possam estar sob os escombros. A prioridade é socorrer as vítimas e levá-las para hospitais próximos.

Na Região de Florida Keys, o Furacão Irma atingiu a categoria 4 (numa escala que vai do 1 ao 5), com ventos de até 215 km/h, tendo algumas pessoas sido arrastadas.

O administrador da Agência Federal de Gestão de Emergência (Fema – sigla em inglês), Brock Long, disse em entrevista coletiva, que as equipes de resgate estão socorrendo pessoas que ficaram isoladas em Jacksonville, por causa das enchentes e inundações.

Brock Long disse ainda que levará tempo para que as pessoas possam voltar as suas casas, por causa da enorme destruição ocorrida em várias regiões.

O presidente Donald Trump ordenou que o porta-aviões ‘Abraham Lincoln’ seja colocado à disposição dos Estados mais atingidos pelo Furacão Irma. Duas embarcações anfíbias de pequeno porte chegaram hoje a Florida Keys, e os militares estão resgatados pessoas ‘ilhadas’, além de estarem distribuindo alimentos para os desabrigados.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo