Furacão atinge as Bahamas e pode chegar aos EUA

Comerciante tenta proteger sua loja nas Bahamas com placas de madeira, as quais são colocadas nas janelas e portas, antes da chegada do furacão. – Foto: Tim Aylen/AP Photo

Comerciante tenta proteger sua loja nas Bahamas com placas de madeira, as quais são colocadas nas janelas e portas, antes da chegada do furacão. – Foto: Tim Aylen/AP Photo

Um furacão de categoria 4 na Escala Saffir-Simpson atingiu no fim da tarde de quinta-feira (1º de outubro) as Bahamas, causando destruição. Até o momento não há registro de vítimas e/ou feridos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Furacão Joaquín está sendo considerado o mais devastador e perigoso a atingir a região, e segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC – sigla em inglês), com sede em Miami, ele está ganhando força e se dirigindo para os Estados Unidos (EUA).

A tormenta trouxe em seu bojo ventos de até 215 km/h e obrigou as autoridades das Bahamas a decretar estado de emergência e a determinar a retirada imediata de centenas de pessoas de suas respectivas casas. Províncias inteiras foram esvaziadas às pressas.

Informações preliminares revelam que o Furacão Joaquín deve atingir o Estado da Flórida (EUA) nas próximas horas, trazendo chuvas torrenciais e ventos fortes.

Neste momento, o furacão encontra-se a 35 km de distância da cidade de Clerence Town, em Long Island, nas Bahhamas, devendo seguir em direção a Costa Leste dos Estados Unodos.

As autoridades norte-americanos já começaram os preparativos de segurança, e determinaram a evacuação de todas as pessoas que residem no litoral. Todos estão sendo levados para abrigos públicos e/ou casas de amigos e parentes.

O presidente Barack Obama está sendo mantido atualizado sobre a situação do Furacão Joaquín e sobre os preparativos que estão sendo tomados para garantir a segurança dos cidadãos norte-americanos.

O Joaquín é o 10º furacão a atingir o Arquipélago das Bahamas este ano. A temporada de furacões começou em junho e deve terminar em novembro.

Em agosto deste ano, a Tempestade Tropical Érika atingiu a Ilha Caribenha de Dominica, causando destruição e mortes. Cerca de 30 pessoas perderam a vida e a infraestrutura da região foi seriamente afetada.

Com informações da France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo