Fundação de Cultura presta homenagem aos bibliotecários por ocasião do seu dia

Edenir Gomes Fernandes Batistoti, coordenadora substituta da Biblioteca Isaías Paim em Campo Grande (MS) – Foto: Acervo Pessoal

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março.  A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 com efeitos em todo o território nacional.

O bibliotecário é o profissional formado em biblioteconomia e que trabalha para o progresso cultural do país. Ele faz o gerenciamento das bibliotecas, o que compreende uma série de tarefas, dentre as quais a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas informáticos, apenas para citar alguns.

Na Fundação de Cultura, a Biblioteca Isaias Paim oferece os serviços destes profissionais que tanto amam os livros. A coordenadora substituta da Biblioteca, Edenir Gomes Fernandes Batistoti, fala um pouco sobre a profissão: “O bibliotecário desenvolve um trabalho muito importante na área da cultura, da leitura. É pouco valorizado, infelizmente, mas é um trabalho muito importante que deve ser divulgado, que deve ser conhecido pelas escolas”.

“A missão do bibliotecário é desenvolver o conhecimento, é ajudar a pessoa a entender que a leitura, que o conhecimento é o mais importante para o ser humano, porque quem tem conhecimento, quem tem leitura, ele tem tudo, ele consegue adentrar em qualquer lugar. A pessoa que lê ela desenvolve uma redação, um conhecimento tão grande que ela tem espaço em qualquer lugar que ela entrar”.

É uma profissão pouco conhecida. Hoje o profissional da biblioteconomia trabalha muito com informação digital. Então nós estamos preparados para divulgar a informação, o conhecimento em qualquer situação, tanto faz no livro ou como a digital. É muito importante o profissional bibliotecário estar preparado para todas essas áreas do conhecimento”.

Nós bibliotecários estamos aqui na Biblioteca Isaias Paim para auxiliar os estudantes, para ajudar na pesquisa, para buscar o conhecimento. Nós temos um espaço maravilhoso da Biblioteca aqui, espaço para leitura, para estudos, para pesquisas, são oportunidades que muitas vezes as escolas não divulgam, não sabem, não conhecem. Acho que a Biblioteca deveria ser mais conhecida”.

Melly Sena, gerente de Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura – Foto: Acervo Pessoal

A gerente de Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura, Melly Sena,, afirmou que o bibliotecário é profissional da informação, é uma das profissões mais hibridas. “O Dia do Bibliotecário foi instituído em 1980 em homenagem ao Manuel Bastos Tigre, e ele tem entre suas funções organizar a informação. Para nós enquanto Fundação de Cultura ele é um dos profissionais mais essenciais tanto é que nós temos o privilégio de ter no nosso quadro alguns bibliotecários concursados e que concluíram a graduação. A gente tem um trabalho com o Sistema de Bibliotecas, a nossa Biblioteca Pública Estadual. E os nossos bibliotecários, além de fazer a salvaguarda do nosso acervo na nossa Biblioteca Estadual, eles vão estar trabalhando também nas políticas públicas que envolvem o desenvolvimento das Bibliotecas Públicas pelo nosso Estado. Nas nossas unidades de museus e arquivos temos também o privilégio de terem bibliotecas setoriais, então este profissional ele ultrapassa sua função além do equipamento cultural da Biblioteca, mas também para o seu trabalho do cuidado com os livros e com a organização da informação também nessas nossas outras unidades”.

A Fundação de Cultura aproveita a oportunidade para homenagear a servidora Gilza Núria Brandão Marroni, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina e responsável pela implantação da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim. Gilza é natural de Bela Vista e foi chefe do Núcleo de Bibliotecas da Fundação de Cultura de 1984 a 1988. Foi chefe da Seção de Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região – 1993 a 2017 e responsável pela implantação da Biblioteca Juiz Valentin Carrion. Foi docente do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) – 2001 a 2007, 2011 a 2012. Ministra palestras, cursos e treinamentos na área da Biblioteconomia e da leitura – desde 1985. É idealizadora e cordenadora dos projetos de leitura “Confraria do Livro”, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região – 2008 a 2016 e “Vamos Ler Juntos?:  rodas de leitura com jovens” – atividade voluntária – a partir de 2021.

Origem da data

A data é comemorada no dia 12 de março por essa ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Depois de trabalhar durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, Bastos Tigre assumiu a direção da biblioteca, cujo cargo exerceu mesmo depois de aposentado.

Engenheiro, o nosso homenageado foi escritor, poeta, publicitário, além de bibliotecário, claro, entre outros. O tão conhecido slogan “Se é Bayer é bom” foi criado por ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo