Foguete que atingiu hospital em Gaza foi disparado pela Jihad Islâmica, afirma IDF

Após análise dos sistemas operacionais, Israel constatou que o disparo foi realizado pelo grupo terrorista

As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmam que, com base em “informações de inteligência, um foguete fracassado da Jihad Islâmica Palestina causou a explosão mortal no hospital de Gaza”. O grupo terrorista Hamas havia acusado Israel pelo atentado.

Uma explosão no Hospital Al-Ahli Arab, na cidade de Gaza, em 17 de outubro de 2023. (Redes Sociais via Times of Israel, usada de acordo com a Cláusula 27a da Lei de Direitos Autorais)

Em comunicado, as IDF afirmam que “a partir de uma análise dos sistemas operacionais, foi realizada uma barragem de foguetes inimigos em direção a Israel, que passou nas proximidades do hospital, quando foi atingido”.

De acordo com informações de inteligência, provenientes de diversas fontes de que dispomos, a Jihad Islâmica é a organização responsável pelo disparo fracassado do [foguete] que atingiu o hospital”, acrescenta a IDF. O míssil da Jihad teria se desintegrado no ar e atingido o local, levando a uma grande explosão, que deixou centenas de mortos.

“Muitas vezes Israel foi acusado de ações que foram confirmadas como mentiras depois”, aponta o cientista político André Lajst, presidente executivo da StandWithUs Brasil. “Como diz o ditado, na guerra a primeira vítima é a verdade. O Hamas usou da tragédia no hospital para disseminar uma desinformação que culpabilizasse Israel, e a mídia aceitou essa versão de maneira imediata, sem aguardar a resposta do lado acusado. Israel jamais teria hospitais como alvo, e faz de tudo para proteger civis e evitar danos às pessoas não envolvidas, mas os grupos terroristas operam conscientemente usando a população civil, seja usando-a como escudo humano, ou como oportunidade de manipular a opinião pública”.

Em declaração oficial pelo Twitter, o presidente de Israel, Isaac Herzog, repudiou o ataque, lamentando a morte de civis inocentes: … Que vergonha para os terroristas em Gaza que derramam voluntariamente o sangue dos inocentes. Nunca antes a escolha foi tão clara. Israel está enfrentando um inimigo feito de puro mal. Se você defende a humanidade, o valor de toda a vida humana, você apoia Israel.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo