Flamengo, Bahia e Vasco são os times que mais gastam com reforços na América do Sul

Créditos: Léo Jardim (esq.) / (IMAGO / Fotoarena) – Gilberto (centro) / (IMAGO / Sport Press Foto) – Gerson (Dir.) / (IMAGO / Carneiro Images)

O clube com maior orçamento do continente e mais duas SAFs formam o pódio de investimentos em contratações no futebol sul-americano. Relatório de transferências da Fifa revelou que Flamengo, Bahia e Vasco foram os três clubes que mais gastaram com a aquisição de direitos econômicos de jogadores em 2023 – a entidade não expôs os valores envolvidos. Já o Apostagolos.com, a partir de agora, destrincha os dez clubes sul-americanos que mais colocaram dinheiro na vinda de reforços.

1º – Flamengo

Com receitas superiores a R$ 1 bilhão em 2023, o Flamengo foi o clube que mais gastou em contratações na América do Sul. O relatório da Fifa leva em consideração transferências concluídas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Nesse período de tempo, o rubro-negro repatriou Gerson, do Olympique de Marselha e contratou dois medalhões – o volante Allan e o atacante Luiz Araújo.

2º – Bahia

O clube de Salvador recebeu uma injeção de recursos depois de ter sua SAF adquirida pelo Grupo City, encabeçado pelo poderoso Manchester City, da Inglaterra. As principais aquisições que o Bahia fez no intervalo analisado pela Fifa, de 15 no total, foram as chegadas do lateral-direito Gilberto, do lateral-esquerdo Chávez e do atacante Ademir.

3º – Vasco

Os cariocas também transformaram seu futebol em Sociedade Anônima e venderam 70% dos ativos da empresa para a 777 Partners, em 2022. Os recursos chegaram com mais força em 2023, quando o Vasco adquiriu o direito econômico de sete jogadores no período. Luca Orellano foi a principal contratação em 2023, que também contou com as chegadas de Léo Jardim e Jair.

4º – River Plate

Os Millonarios se consolidaram nos últimos anos como o mais rico da Argentina, à frente do arquirrival Boca Juniors. Isso pode ser visto nos reforços que o clube buscou em 2023. Foram seis compras de direitos, com destaque para Colidio, que veio da Internazionale (ITA), Boselli, do Defensor (URU) e Nacho Hernández, que estava no Atlético-MG.

5º – Talleres

O clube de Cordoba é emergente no cenário argentino e sul-americano desde que Andres Fassi assumiu a presidência, em 2014 – ele é empresário e um dos donos do Pachuca, do México. A ascensão do Talleres é refletida no seu comportamento no mercado de transferências. Em 2023, o clube comprou oito jogadores diferentes.

6º – Santos

Apesar de viver crise financeira, que acabou culminando no rebaixamento para a Série B em 2023, o Santos foi ao mercado e se colocou entre os dez times sul-americanos com maiores investimentos na compra de jogadores. A contratação de maior destaque no período foi Jean Lucas, já negociado com o Bahia.

7º – Red Bull Bragantino

O time do interior paulista tem investido constantemente na aquisição de jogadores, em especial, jovens com potencial de desenvolvimento e posterior revenda. Em 2023, a principal contratação foi o atacante uruguaio Borbas.

8º – Estudiantes

O tetracampeão da Libertadores contratou 12 jogadores diferentes em 2023. O principal foi o volante Ascacíbar, que estava no Hertha Berlin (Alemanha).

9º – Racing

Outro argentino entre os dez clubes que mais investiram em contratações em 2023. Juan Ignácio Nardoni, da seleção olímpica argentina, foi a maior aquisição do clube de Avellaneda.

10º – Botafogo

A SAF brasileira fecha a lista. Desde que John Textor comprou 90% das ações da empresa alvinegra, a postura no mercado tem sido de fortes investimentos. Destaque para a compra dos direitos do uruguaio Diego Hernández.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo