FETECMS é marcada pelo protagonismo feminino e diversidade de pesquisas

Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências de Mato Grosso do Sul é marcada pelo protagonismo feminino e diversidade de pesquisas

Em edição recorde FETECMS tem 59% dos projetos finalistas desenvolvidos por mulheres, e pluralidade de temas com pesquisas das quatro regiões do país.

Com a intenção de despertar o interesse de crianças e adolescentes pelas ciências, a Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), é um evento que busca reunir trabalhos de iniciação científica do Ensino Básico de todo o país.

Fotos: Divulgação

Realizada desde 2011 pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Arandú, vinculado a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cerca de oito mil expositores e mais de mil projetos já passaram pela Feira.

Na edição de 2023, a iniciativa obteve uma significativa adesão com 490 projetos inscritos, sendo que destes, 250 se destacaram como finalistas, evidenciando a excelência e diversidade das propostas apresentadas.

Um ponto de destaque da feira foi a participação de escolas estaduais, municipais e militares de diferentes regiões do Brasil – Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste -, enriquecendo ainda mais o evento.

Para o estudante finalista da FETECMS em 2023 de Teresina (PI), Gonçalo Leite, as feiras vão além de um ambiente acadêmico, e são um espaço de trocas e debates sobre o universo da ciência. “Tudo que vi no evento foram pessoas encantadas com o que estava acontecendo, sei que aqui é um ambiente de conexão, tanto em relação à pesquisa, quanto na vida”, pontuou.

Já para o idealizador e coordenador da Feira, Ivo Leite Filho, o impacto positivo do evento está em expandir os horizontes desses estudantes por meio do incentivo à participação no meio científico. “Quando eles observam seus trabalhos sendo reconhecidos vibram de alegria, e isso é muito importante pois esses jovens passam a ver as ciências e a pesquisa como uma opção de vida”, afirma.

Fotos: Divulgação

Mulheres na Ciência

Desde 2014, as mulheres têm se destacado como a maioria na Feira. Em 2014, foram registrados 162 projetos femininos, número que aumentou para 295 em 2018 e atingiu 250 em 2020. Na última edição, a participação feminina continuou, com 396 mulheres inscritas, com idades entre 13 a 19 anos.

Além disso, nas premiações, 61,2% dos projetos reconhecidos eram de autoria feminina. Essa tendência não apenas destaca a crescente participação das mulheres na ciência e pesquisa, mas também sublinha a relevância de proporcionar oportunidades igualitárias e reconhecimento para talentos femininos no cenário científico.

Conforme a ex-finalista da Feira em 2022 na área de Ciências humanas, Maria Eduarda, a FETECMS representou uma ampliação significativa de caminhos que ela poderia percorrer na ciência e pesquisa. “Foi uma experiência única, eu tive oportunidade de conhecer outras pessoas e realizar uma rica troca de saberes. Posso afirmar que tive um reconhecimento que me marcou para toda a minha vida”, comenta.

A FETECMS contou com o apoio em 2023 de 27 instituições e empresas, entre elas a Fundação de Apoio à Ciência, Pesquisa e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo