Fernando Mitre lança livro “Debate na Veia”, em 7 de novembro, na sede da ABI

O jornalista Fernando Mitre lançará, no dia 7 de novembro, na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro, o livro Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo, publicado pelas editoras Letras Selvagem e Kotter Editorial. A obra, de 312 páginas, traz histórias dos embates eleitorais televisivos que o autor, como diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, criou e acompanhou in loco, a começar pelos primeiros debates presidenciais, desde a redemocratização do país, na década de 1980. A publicação vem prefaciada pelo antropólogo Roberto DaMatta.

Foto: Divulgação

O lançamento do livro acontecerá na sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 9º andar), que abrirá suas portas ao público (sujeito à lotação de 200 lugares) às 18h30.

O presidente da ABI, Octávio Costa, realizará a cerimônia de abertura, às 19h30. A seguir, apresentação de Fernando Mitre e, na sequência, mesa de debates com as participações do antropólogo Roberto DaMatta, os jornalistas Octávio Costa e Fernando Gabeira. A mediação do evento ficará por conta do também jornalista Rodolfo Schneider. Por fim, a partir das 20h30, o autor realizará sessão de autógrafos e fotos.

Sinopse:

“Essa saga de produzir tais eventos cruciais numa democracia é o que você vai encontrar no texto do maior e mais experiente produtor de debates ou duelos políticos no Brasil. Aqui, o jornalista Fernando Mitre atinge na veia este palco revelando o ‘candidato’ a olho nu e em estado de graça. Fernando Mitre relembra os momentos mais emocionantes e pitorescos destes rituais pré-eleitorais. Ademais, o leitor é gratamente surpreendido em desvendar o aprendizado político do jornalista. Aqui, vale destacar a sua diamantina isenção democrática e profissional na condução dos debates, o que faz com que eu recomende esse livro aos estudantes de jornalismo. Pois ele demonstra a possibilidade tão criteriosamente relembrada por Fernando Mitre de escolher a isenção. Escolha difícil, sem dúvida, opção que neste Brasil de hoje parece impossível, mas que surge em toda a sua integridade moral nos bastidores deste livro. É onde está o coração do bom jornalismo e da democracia.” (Trecho do prefácio de Roberto DaMatta).

Sobre o autor:

Fernando Mitre iniciou sua carreira no jornalismo há 60 anos, no jornal Correio de Minas. Passou pelo Diário de Minas e o semanário O Binômio. Integrou a equipe que fundou o Jornal da Tarde (SP), onde foi diretor de redação por 13 anos. Em 1989, passou a trabalhar na Rede Bandeirantes de Televisão, onde se tornou, desde 1999, diretor nacional de jornalismo.

Serviço:

Lançamento do livro Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo, do jornalista Fernando Mitre

Data: 7 de novembro de 2023

Horário: a partir das 18h30

Local: sede da Associação Brasileira de Imprensa/ABI (sujeito à lotação de 200 lugares)

Endereço: Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 9º andar – Centro, Rio de Janeiro-RJ.

Preço de capa do livro: R$ 90 (vendido no local do evento)

Para adquirir a obra online acesse: bit.ly/DebateNaVeia

Fonte: Associação Brasileira de Imprensa/ABI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo