Fernanda Boaventura explica os 4 tipos de temperamentos e suas reações

Fernanda Boaventura – Foto: Acervo Pessoal

Há muita confusão quando se fala sobre temperamento, comportamento e personalidade, e a especialista Fernanda Boaventura ajuda a esclarecer esses conceitos. Segundo ela, o temperamento é a base da individualidade humana, é a nossa natureza, as tendências naturais com as quais já nascemos e que precisam ser amadurecidas para dar lugar a uma personalidade mais equilibrada.

Existem quatro tipos de temperamento: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com características próprias e influências distintas sobre a forma como nos relacionamos com o mundo. O temperamento é algo constitutivo, natural e não escolhido, é uma predisposição com a qual nascemos.

“Temperamentos são nossas forças e fraquezas. Já nascemos com inclinações. É imutável e somos definidos por apenas um temperamento. Já a personalidade é o acúmulo de nossas experiências de vida ao longo da nossa existência. Mutável e desenvolvida. O caráter é nossa base moral e psíquica entre o bem e o mal. Moldável”, explica Fernanda Boaventura.

Os sanguíneos, por exemplo, têm uma combinação de eixo quente e úmido, o que faz com que sejam expansivos, sociáveis, alegres, entusiasmados e divertidos. Eles gostam de estar no centro das atenções e precisam de afirmação constante, mas também são inconstantes e podem explodir com facilidade. Como são úmidos, ou seja, a maneira como recebem as coisas que acontecem, costumam afetar momentaneamente e depois seguir em frente.

Já os coléricos, que compartilham o eixo quente com os sanguíneos, mas têm a característica seca, são mais concentrados, guardam as coisas que lhe acontecem e têm dificuldade em relevar e pedir desculpas. São líderes natos, generosos, trabalhadores incansáveis, mas podem ser altivos e soberbos. Quando ofendidos, guardam rancor e têm dificuldade em esquecer, e sua tendência é explodir.

Os fleumáticos são inteligentes e observadores, têm dificuldade em expressar seus sentimentos e podem parecer indiferentes e orgulhosos, mas são capazes de extrair conceitos do ambiente ao seu redor com grande agilidade e não se envolvem emocionalmente em brigas ou conflitos.

Por fim, os melancólicos são pessoas reflexivas e introvertidas, que se apegam a emoções e sentimentos intensos. Eles são propensos à tristeza, à introspecção e à solidão, e costumam ter dificuldade em lidar com mudanças e imprevistos.

Para Fernanda Boaventura, é importante entender que o temperamento é apenas uma parte da personalidade, mas é uma parte fundamental, pois é a base sobre a qual tudo mais será construído. Com o tempo, é possível amadurecer e desenvolver um equilíbrio entre as tendências naturais e o comportamento necessário para lidar com o mundo à nossa volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo