Férias: tempo de viajar, conhecer e rever lugares que nos fazem bem

José Expedito – Foto: Acervo Pessoal

O período de férias é uma grande oportunidade para conhecer lugares novos, revisitar locais em que possuímos ligações afetivas, e buscar lugares que nos conectam com o sagrado, como uma viagem de peregrinação.

Uma boa opção é a Região Turística da Fé, que se destaca como uma das mais belas do país, localizada no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, entre as serras da Mantiqueira, da Bocaina e do Mar, no Vale do Paraíba Paulista, integrando onze cidades, entre as quais Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá.

Criada definitivamente em 2017, por meio de Legislação federal, estadual e municipal, a Região Turística da Fé registra, atualmente, um fluxo ascendente de 16 milhões de pessoas ao ano, envolvendo inclusive a população regional.

Além da linda paisagem de serras e rios, com os mais variados tipos de turismo e seus atrativos, tais como: ecoturismo, turismo rural, cultural, de esportes, de aventura, de negócios, náutico e gastronômico, a região se destaca pelo turismo religioso, com um grande número de santuários, proporcionando uma rica experiência de fé a quem passa por aqui.

O Santuário Nacional, carinhosamente chamado de “Casa da Mãe Aparecida”, acolhe os peregrinos que participam das celebrações, visitam a Sala das Promessas, a Cúpula da Basílica, e podem contemplar o revestimento das paredes externas com lindas passagens bíblicas, retratadas com muita arte e realismo.

Fora dos muros, o “Trem do Devoto” é uma opção de transporte e lazer para os visitantes. O veículo, réplica de uma locomotiva “Maria Fumaça”, faz a ligação entre o Santuário Nacional e o Porto Itaguaçu, local do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, onde tem o passeio de balsa pelas águas do rio Paraíba do Sul.

A pouco mais de 33 quilômetros, o Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, é outro local de visitação, para momentos de oração, celebrações e espiritualidade, durante todo o dia. Na parede atrás do altar, há o mosaico que representa a Parábola do Filho Pródigo e, ao lado, uma réplica da Pietà, Nossa Senhoras das Dores, originalmente esculpida por Michelangelo. Em espaço anexo ao Santuário, o peregrino tem a possibilidade de visitar o túmulo do fundador da Comunidade Canção Nova, Mons. Jonas Abib, falecido no dia 12 de dezembro de 2022.

Os eventos de fim de semana e os diversos pontos de peregrinação dentro da Canção Nova também atraem muitos fiéis no decorrer do ano. Para aqueles que gostam de acampar, há uma estrutura com três áreas de camping: familiar, feminina e masculina.

Em Guaratinguetá, destaca-se o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, dedicado ao primeiro santo brasileiro, conhecido como santo da paz e da caridade.

“Como eu não sei rezar, só queria mostrar. Meu olhar, meu olhar, meu olhar…” (Renato Teixeira). Com esse verso tão simples e de profundo significado, convido você a viajar comigo nessa ideia de aproveitar o período de férias escolares ou do trabalho, para visitar espaços sagrados de peregrinação.

*José Expedito da Silva é jornalista na Assessoria de Imprensa, com participação especial no Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova de Cachoeira Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo