Falta de oportunidade e problemas financeiros impactam inserção de jovens no mercado de trabalho

Especialista dá dicas de como se sair bem nas entrevistas, mesmo para aqueles sem experiência

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – A taxa de participação no mercado de trabalho está abaixo até mesmo do que durante o período da pandemia do COVID-19, de acordo com um estudo divulgado em maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Enquanto esse padrão se mantém constante para todas as cinco faixas etárias analisadas pela pesquisa, a diferença é especialmente maior entre os mais jovens.

Os motivos contribuintes para estes números são diversos. Eles podem variar desde algo positivo, como uma possibilidade de maior foco dos jovens em seus estudos, como o contrário: a falta de acesso a cursos de qualificação profissional e técnica, que são os principais fatores que contribuem para melhores oportunidades no mercado de trabalho. Esses aspectos, unidos, acabam desencadeando um efeito dominó, uma vez que a falta da especialização impacta diretamente na ausência de experiência e conhecimento e, por consequência, menores chances para que os jovens deem seu primeiro passo na carreira.

“Hoje em dia, os cargos para quem está começando em uma determinada área, exigem um certo tempo de atuação, então antes de conseguir o meu emprego eu nunca conseguia nem passar da primeira fase”, explica Valéria Melo de Sousa, assistente de mídias sociais da iniciativa privada de financiamento estudantil, Pravaler. A jovem de 19 anos é estudante de publicidade e propaganda, e é uma das exceções dentre sua faixa etária a já conseguir um cargo efetivado no ramo.

Foto: Divulgação

Uma vez que a falta de experiência profissional possa ser uma grande barreira para os brasileiros que buscam o primeiro emprego, a importância de investir em um portfólio de vivências acadêmicas se faz imperativa. Outra pesquisa do IBGE, realizada em 2021, aponta que 72% dos brasileiros que concluíram o ensino superior estavam empregados. Portanto, a importância de investir em uma graduação de qualidade é essencial para impulsionar-se no mercado. Mas, muitas vezes, principalmente para estudantes mais jovens, permanecer estudando pode ser um outro desafio por si só.

Uma pesquisa realizada pela Workalove, edtech especializada em orientação e desenvolvimento de carreiras, em parceria com o Instituto Semesp, apontou que os problemas financeiros são o principal motivo para os estudantes abandonarem seu curso, se fazendo presente, principalmente para os veteranos (38,2%) e concluintes (38,7%). Nesses casos, muitos dos estudantes recorrem a iniciativas de financiamento, como o próprio Pravaler, que permite que jovens deem continuidade à sua graduação, colaborando com as experiências educacionais e abrindo portas profissionais para jovens, como a Valéria, a darem o primeiro passo no mercado de trabalho.

Foto: Divulgação

Além dos problemas financeiros, a pesquisa também aponta que pelo menos 23,4% dos estudantes em diversos momentos de sua jornada acadêmica têm receio em não conseguir um emprego em sua área de formação. Além disso, 21,87% dos concluintes temem não conseguir qualquer oportunidade de emprego.

“Visto que a graduação tem um impacto significativo ao garantir essas oportunidades, outro aspecto fundamental diz respeito ao próprio indivíduo e à impressão causada por ele em um ambiente profissional”, comenta Ottilia Duarte, head de Cultura, Engajamento, Desenvolvimento e Remuneração do Pravaler, que listou cinco dicas para ajudar os jovens a se destacarem em suas entrevistas de emprego, mesmo sem experiências profissionais anteriores.

  • Pesquise sobre a empresa antes da entrevista

Chegar no futuro emprego já sabendo um pouco sobre a cultura, valores e principais projetos da organização demonstra interesse e dedicação pela vaga.

  • Tenha uma postura confiante

Manter a cabeça erguida e o contato visual com o entrevistador são dois fatores imprescindíveis para demonstrar confiança em suas habilidades e capacitações por meio da linguagem corporal.

  • Destaque suas habilidades

Por mais que o entrevistador já tenha lido seu currículo, é sempre bom apresentar mais sobre você no momento da entrevista. Mesmo sem experiências anteriores, destacar qualidades pessoais e outras habilidades é uma ótima maneira de conquistar uma boa imagem profissional.

  • Reconheça seus defeitos

É muito comum, em entrevistas de emprego, que sejam questionados os defeitos do candidato, então é essencial estar preparado para lidar com essas perguntas de uma forma honesta. Nesse caso, não desvie do assunto, reconheça seus pontos fracos e busque demonstrar interesse em melhorar.

  • Valorize seu potencial

Outro aspecto importante sobre ter confiança é saber seu valor e como você poderá agregar e contribuir para o crescimento da empresa. Trata-se de utilizar todos os itens previamente citados a seu favor, garantindo uma boa impressão na entrevista e assegurando ao entrevistador que contratá-lo será benéfico para ambos os lados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo