Explosão em celeiro mata 18 mil vacas nos Estados Unidos

Uma forte explosão, seguida por um incêndio, atingiu na noite da última segunda-feira (10), um celeiro na zona rural de South Fork Dairy, no Estado do Texas, nos Estados Unidos (EUA), causando a morte de pelo menos 18 mil vacas. Uma funcionária da fazenda ficou ferida.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as causas da explosão e do incêndio ainda são desconhecias, porém acredita-se que o incêndio tenha se iniciado em decorrência da inflamação do gás metano, presente no solo da região. A substância é liberada no ‘arroto’ e no ‘pum’ dos bovinos.

Foto: Castro County Emergency Management/Local News X/TMX/Via Reuters

O Comissário da Agricultura dos EUA, Sid Miller, disse em entrevista coletiva que as causas do incidente são desconhecidas, e classificou o caso como um “acontecimento horrível”.

Esse foi o incêndio mais mortal em um celeiro na história do Texas, e a limpeza e a investigação devem levar algum tempo“, disse Sid Miller.

O xerife do condado de Castro, Sal Rivera, disse que a explosão e o incêndio pode ter sido por causa do superaquecimento de um sistema para remover esterco do solo, e que a ignição do gás metano presente no local fez com que houvesse a combustão.

O incidente fez com que o Animal Welfare Institute, uma das mais antigas instituições de defesa de animais, propusesse as autoridades do Texas a impor regulamentos federais de proteção nas fazendas rurais.

Com informações da Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo