Exploradores encontram navio japonês, da Segunda Guerra, no Mar das Filipinas

Navio Montevideo Maru na década de 1940 — Foto: Arquivo

Uma equipe de exploradores e pesquisadores anunciou nesta sexta-feira (21) que encontrou um navio japonês naufragado no litoral das Filipinas. O navio em questão é o Montevideo Maru, que foi torpedeado em 1942 por um submarino dos Estados Unidos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Navio Montevideo Maru transportava prisioneiros aliados de guerra, de diversos países, incluindo australianos.

Historiadores ouvidos pela equipe de reportagem informaram que o naufrágio do Montevideo Maru aconteceu porque o capitão da embarcação se recusou a colocar qualquer marca que pudesse classifica-lo como navio humanitário.

O navio foi encontrado a mais de 4 mil metros de profundidade, por um veículo subaquático autônomo com sonar embutido. As imagens não mostram corpos das vítimas, apenas o casco da embarcação.

Trata-se da maior perda marítima de guerra da Austrália, com um total de 1.080 vidas perdidas. Não haverá esforços para recuperar o navio ou os corpos das vítimas.

Pesquisadores e exploradores analisando as imagens do Navio Montevideo Maru, descoberto essa semana no fundo do Mar da Austrália – Foto: Handout / Silentworld Foundation / AFP

A Silentworld Foundation, com sede em Sydney, uma organização sem fins lucrativos dedicada à arqueologia e história marítima, que financiou a exploração marítima, informou que em respeito aos familiares das vítimas não será realizado o resgate dos restos humanos que ainda estejam no navio.

Já o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, congratulou a equipe de exploradores por ter conseguido trazer à tona uma descoberta valiosa para o restabelecimento da verdade por trás desta tragédia.

O esforço extraordinário por trás dessa descoberta fala pela verdade duradoura da solene promessa nacional da Austrália de sempre lembrar e honrar aqueles que serviram ao nosso país”, disse o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese.

O Navio Montevideo Maru transportava prisioneiros aliados e civis que foram capturados após a queda de Rabaul, em Papua Nova Guiné. O submarino americano Sturgeon, após perseguir o navio durante a noite do dia 1º de julho de 1942, disparou quatro torpedos, que atingiram o alvo, afundando o navio em menos de 10 minutos.

Vale lembrar novamente, que o navio não estava marcado como embarcação humanitária ou de saúde, e que os marinheiros que estavam no submarino norte-americano não tinham como saber que ele estava transportando prisioneiros de guerra.

Ao todo, 1.080 pessoas, de 14 nações, perderam suas vidas, incluindo 979 australianos.

Com informações das Agências Deutsche Welle e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo