Exército Sírio retoma base aérea em Idlib, controlada por rebeldes desde 2015

Base Aérea de Abu al-Duhur, em Idlib, na Sìria – Foto: Divulgação

O Governo da Síria divulgou na tarde deste domingo (21/01), a informação de que militares do Exército conseguiram retomar a Base Aérea de Abu al-Duhur, em Idlib, no Noroeste do país, ocupada desde 2015 por rebeldes que lutam para derrubar do poder o ditador/presidente Bashar al-Assad.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a retomada do aeródromo somente foi possível porque militares de inteligência do Ministério da Defesa da Rússia ajudaram os sírios, fornecendo informações sobre a movimentação dos rebeldes.

O Ministério de Defesa Russo confirmou a informação, mas se negou a dizer se militares russos realmente ajudaram os sírios.

Como resultado da ofensiva, as tropas sírias expulsaram os radicais do aeródromo de Abu al-Duhur que estava sob controle de grupos armados desde setembro de 2015“, diz o comunicado do ministério russo.

O Ministério Russo informou ainda que as forças de segurança da Síria cercaram terroristas da Frente al-Nusra (grupo proibido na Rússia), nas proximidades de Idlib.

As tropas do Exército Sírio foram comandadas pelo general Suheil Hassan, que se juntaram às forças milicianas, realizando uma grande ofensiva ao longo da Rodovia Aleppo/Hama.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que os confrontos entre militares sírios e rebeldes na base aérea de Idlib foram intensos, com inúmeras baixas entre ambos os lados.

A Síria vive, desde março de 2011, um intenso conflito armado em que tropas do Exército travam uma luta ferrenha com rebeldes, que exigem a saída do poder de Bashar al-Assad.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que a Guerra Civil na Síria já matou cerca de 400 mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Milhares de civis sírios encontram-se atualmente em campos de refugiados em países vizinhos.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo