Ex-tops do CT garantem classificação no primeiro dia do Hang Loose Pro Contest, em Noronha

Paulo Moura, Bernardo Pigmeu e Peterson Crisanto estão entre os atletas que avançaram na etapa do QS 5000 nesta terça-feira na Praia da Cacimba do Padre

Hang Loose Pro Contest, em Fernando de Noronha – Fotos: Daniel Smorigo/WSL

Três experientes surfistas que já integraram a elite mundial estão entre os classificados da primeira fase do Hang Loose Pro Contest, apresentado por Elétron Energy, o mais tradicional campeonato da modalidade na América Latina e que teve início nesta terça-feira (28), nas ondas da Praia da Cacimba do Padre. Os pernambucanos Paulo Moura e Bernardo Miranda, o Pigmeu, e o paranaense Peterson Crisanto confirmaram o favoritismo para avançar ao round dos 64, previsto para quarta-feira.

A etapa do Qualifying Series (QS) 5000 vale para o ranking sul-americano da World Surf League (WSL), que classificará os atletas para o Challenger Series. As disputas seguem até domingo (5), garantindo ao campeão do evento 5 mil pontos e 10 mil dólares. Neste primeiro dia, foram quatro baterias, classificando dois em cada.

“Um prazer, um sonho ter essa oportunidade de competir no Hang Loose Pro Contest, em Noronha, um lugar superespecial para mim. A previsão é de ondas grandes até domingo e vamos ter um campeonato muito bom. Consegui passar a bateria, apesar das dificuldades e agora é viver, agradecer, torcer para entrar na conexão certa com a Cacimba do Padre e fazer um grande resultado”, afirmou Paulo Moura, surfista muito habituado com as ondas da ilha.

O diretor de prova, Fábio Gouveia, gostou do início das disputas e a expectativa é melhorar com o mar subindo, de acordo com a previsão. A chamada nesta quarta-feira (29) será às 8 horas. “Conseguimos iniciar. Ondas de um, um metro e meio, algumas maiores de face, com a pressão de Noronha. Tudo indica um dia bom de surf. Previsão boa até domingo, em especial. Teremos um campeonato muito bom”, destacou Fabinho.

Peterson Crisanto no HangLoose – Foto: Daniel Smorigo

AÇÕES FORA DO MAR – Além do surf, o evento terá ações socioambientais, em parceria com a Administração da Ilha de Fernando de Noronha, com a instalação de coletores para materiais recicláveis e orgânicos em locais estratégicos. Na quinta-feira (2), está agendado o replantio de mudas e na sexta-feira (3), logo cedo, 7h30, a coleta de resíduos, com a participação de atletas da Hang Loose e Associação de Surfistas de Fernando de Noronha, e 17h, na Escola de Referência em Ensino Médio, da Ilha, a ação social com palestra de atletas e organizadores do Hang Loose Pro Contest, com sorteio de prancha para os alunos participantes.

PLÁSTICO ZERO – A defesa do meio ambiente também é destaque no Hang Loose Pro Contest. O evento segue rigorosamente o decreto distrital de 2018, implementando o Noronha Plástico Zero, que proíbe a entrada, o uso e a comercialização de descartáveis plástico de uso único na ilha. O projeto entrou em vigor em abril de 2019, mas antes disso, o campeonato já havia adotado essa prática em fevereiro daquele ano. “Estaremos sempre apoiando o que for melhor para Noronha. A vibe da galera aqui é fantástica”, disse o empresário Álfio Lagnado, que organiza o Hang Loose Pro Contest desde 1986, sendo que a partir de 2000, Noronha passou a ser a casa do evento.

O Hang Loose Pro Contest, apresentado por Elétron Energy, é uma realização do Instituto Incentiva, com homologação da World Surf League (WSL) e patrocínios da Elétron Energy, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco, e da Hang Loose. Colaboração: Waves.

Fonte: FMA Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo