Ex-secretária de campo de concentração é condenada a 2 anos de prisão na Alemanha

Irmgard Furchner no tribunal. Ela é a primeira mulher julgada em várias décadas na Alemanha por crimes relacionados ao holocausto – Foto: AFP/Arquivos

Um tribunal na Alemanha condenou nesta terça-feira (20) a dois anos de prisão, uma ex-secretária de um campo de um concentração nazista que ficava localizado na Polônia. Ela foi acusada de cumplicidade no assassinato de mais de 10 mil pessoas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a ex-secretária nazista, de 97 anos, foi identificada como sendo Irmgard Furchner. Ela, no entanto, teve a pena suspensa pela justiça.

Ao concluir um dos últimos julgamentos de criminosos nazistas no país, o juiz Dominik Gröss leu a sentença condenatória afirmando que os promotores haviam constatado que a ré havia participado de um “assassinato cruel e maligno” no Campo de Concentração de Stutthof, na Polícia ocupada.

Após o término da guerra, Irmgard Furchner fugiu da Polônia e retornou para a Alemanha, permanecendo escondida por vários meses, até se detida pelas autoridades aliadas.

O julgamento de Irmgard Furchner começou em 2021 em um tribunal de Itzehoe, no Norte da Alemanha.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo