Evolução da carreira feminina no agronegócio é o foco do Programa Biomulher, da Biotrop

Diversidade, equidade e inclusão são os três pilares que definem o programa BioMulher, da Biotrop, líder em soluções naturais e biológicas para a agricultura. A iniciativa homenageia a força do trabalho feminino com foco no desenvolvimento da carreira, bem-estar e saúde. Com esse foco, o programa leva às colaboradoras palestras ou treinamentos de especialistas e convidadas especiais. A Biotrop conta com 300 mulheres em seu quadro funcional, o que corresponde a 42% da equipe. Elas estão presentes em todos os níveis hierárquicos e áreas. “Com o BioMulher, nosso compromisso é duplo: proporcionar tanto o desenvolvimento profissional quanto a ascensão às mais altas posições na Biotrop“, explica Maina Pardini, Diretora de Gente & Gestão da empresa e responsável pelo projeto BioMulher.

Carreira Feminina no Agronegócio – Foto: Daria Obymaha

Segundo levantamento do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea/USP), em 2022, cerca de 6 milhões de mulheres atuam em diversos setores do agronegócio, o que representa cerca de 1/3 da força de trabalho no campo. “As transformações estruturais de natureza cultural e social influenciam muito a atuação da mulher no mercado de trabalho no meio rural. Nos tornamos predominantes em áreas em que antes a maioria era masculina. Hoje, atuamos lado a lado, enfrentando os mesmos desafios e superando a confiança – porque somos merecedoras. Outro ponto a ressaltar é a participação das mães nesse mercado e o orgulho que temos em vê-las lidando com tantas responsabilidades“, reforça Maina Pardini.

O tema central do último encontro do BioMulher foi “Mães de todas as fases”. Compartilhando relatos, o evento teve palestras de seis colaboradoras que são mães em diferentes fases da vida, seja no retorno da licença maternidade, com crianças, adolescentes, jovens, adultos e netos. Alguns tópicos abordados nos relatos incluem “Desafio da maternidade na gestão de carreira”, “O papel da família na educação dos netos”, e “Retorno de licença maternidade e trabalho externo”, entre outros.

A participação feminina na empresa é fundamental para o desenvolvimento do nosso negócio. Acreditamos que a diversidade é o que faz nossa organização crescer forte e de maneira estruturada. É isso que queremos com o BioMulher: proporcionar o correto equilíbrio entre carreira e vida pessoal, respeitando as mulheres e dando as mesmas oportunidades para mostrar suas competências“, explica a diretora da Biotrop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo