Ética na governança é tema de debate em live no TCE-MS

Foto: Divulgação

Apresentar conceitos e reflexões sobre a ética por meio da abordagem de ocorrências práticas, é o objetivo central do EAD transmitido ao vivo pelo Google Meet na manhã desta quinta-feira, 01 de dezembro. O evento realizado pela Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, teve início às 8h e vai até às 12h.

Voltado para os servidores do TCE-MS, a abertura do evento on-line contou com a participação do corregedor-geral, conselheiro Ronaldo Chadid, que na ocasião, lembrou que em 2012 assumiu como conselheiro e em seguida foi escolhido para ser o corregedor-geral.

Naquele tempo, não tínhamos um código de conduta, e por iniciativa da nossa corregedoria criamos o Código Ética da Corte de Contas, que de lá para cá só vem sido aperfeiçoado, tivemos a contribuição também do presidente Iran Coelho das Neves, que na época também foi corregedor-geral do TCE-MS”, explicou Chadid.

Em seguida, o presidente da Comissão de Ética dos Servidores do TCE-MS, auditor de controle externo, Nery Ramón Insfrán Júnior, deu início dando boas-vindas aos mais de 60 servidores que participaram do encontro virtual, e que reuniu renomados nomes do controle externo federal para abordar em cinco módulos os seguintes tópicos:

As nuances das relações sociais em tempos de ansiedade; Questões sensíveis relativas à tutela da ética; Ocorrências (a) éticas na prática do controle externo; Considerações sobre a regulamentação da Resolução-TCU 330/2021 que instituiu o Código de Conduta Ética dos Servidores do Tribunal de Contas da União, e Benefícios decorrentes do inevitável cuidado com a ética.

Para abordar os temas, o TCE-MS convidou a auditora federal de controle externo do TCU, Glória Merola; a Consultora Feng Shui e Neurociência Comportamental, Luciana Andrade Pires; Marco Aurélio Pereira de Souza que é membro da Comissão da ética do TCU, e Odilon Cavallari de Oliveira, auditor federal de controle externo do TCU.

De acordo com Nery Insfrán, o evento interno, realizado especificamente aos servidores da Corte de Contas, contou com 5 painéis que foram brilhantemente apresentados pelos palestrantes. “A live foi um sucesso, contamos com a participação e interação dos servidores, e, que com certeza vai contribuir resultando em benefícios para a ética dos servidores do Tribunal de Contas de MS”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo