Estreia do longa Morcego Negro acontece dia 21 de março

O documentário “Morcego Negro”, dirigido por Chaim Litewski e Cleisson Vidal tem sua estreia nacional no próximo dia 21/03. Distribuição Terra Firme

Morcego Negro é um documentário investigativo sobre Paulo Cesar Cavalcante Farias, mais conhecido como PC. Foram dez anos de pesquisa e produção no Brasil e em outros países. Dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com PC Farias foram entrevistadas. Documentos governamentais inéditos foram encontrados. O filme é um mergulho profundo na política contemporânea brasileira. 

Foto: Divulgação

O documentário Morcego Negro é uma biografia cinematográfica de Paulo César Farias, o famoso PC Farias. Ele foi o tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor de Mello em 1989, o primeiro presidente civil eleito por voto popular depois de 21 anos de ditadura militar no Brasil. PC se tornou a eminência parda do governo de Collor. Ele foi o lobista mais poderoso do país e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira, e acabou sendo misteriosamente assassinado em 1996. Morcego Negro estreia no próximo dia 21/03.

Cena do Documentário ‘Morcego Negro’ – Foto: Divulgação

Com direção de Chaim Litewski e Cleisson Vidal, o filme aborda as relações de poder no Brasil a partir da biografia de PC Farias.

A pesquisa teve a pretensão de esgotar o tema. Nem tudo cabe em um filme, mas fomos fundo em busca de respostas“, afirma Cleisson Vidal.

O documentário aborda um período importantíssimo da recente história do Brasil: o fim do regime de exceção e o começo da democracia plena no país”, diz Chaim Litewski.

O documentário de longa-metragem teve sua estreia no Festival É Tudo Verdade em 2023, recebendo Menção Honrosa.

O filme entrará em cartaz nos cinemas em 21 de março 2024

Foto: Divulgação

Sinopse:

Uma biografia cinematográfica de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, poder, laços de família e o crime organizado.

Ficha técnica

Produtores: Cleisson Vidal / Chaim Litewski

Diretores: Chaim Litewski / Cleisson Vidal

Roteiro: Lea van Steen / Chaim Litewski / Cleisson Vidal

Montagem: Lea van Steen / Pedro Asbeg

Coordenação de Pesquisa: Chaim Litewski / Rachmiel Litewski

Direção de Fotografia: Coi Belluzzo / Cleisson Vidal / Lucas Barreto / Nathan Beriro / Ricardo Lobo

Produção Executiva: Cleisson Vidal

Assistente Produção Executiva: Teca Belluzzo

Assistente de Direção: Carolina Vendramini / Guilherme César

Produtor de Distribuição: Cavi Borges

Coprodutores: Globo Filmes, Globonews, Canal Brasil e Studio Great

Coprodutor/Codistribuidor: SPcine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo