Está pensando em morar fora em 2023? Saiba como ter dupla cidadania em diferentes países

Foto: Divulgação

O fim de ano é marcado pelo encerramento de mais um ciclo, momento em que as pessoas reservam um momento para refletir sobre as situações vividas no dia a dia e, também, definir planos e metas para o ano que está por vir. É a partir deste momento que as pessoas dão o primeiro passo para realizar alguns sonhos, como o de morar fora, por exemplo.

Rafael Gianesini, CEO e cofundador do Cidadania4U, startup especializada em pedidos de cidadania portuguesa e italiana, conta que para tirar a meta do papel e dar início ao tão esperado sonho é importante se atentar às regras de determinados países para conseguir morar no exterior.

Nos últimos anos, temos notado um aumento acentuado na busca pela dupla cidadania, seja devido à insegurança política atual ou simplesmente um súbito desejo por conhecer como é a vida em um outro país. Porém, para conquistar esse sonho, é importante se atentar às exigências dentro de cada país”, comenta.

No caso da cidadania europeia, por exemplo, é importante possuir ascendência familiar, ser casado (a) com algum cidadão europeu ou possuir residência no país. Nesse sentido, o executivo listou algumas informações importantes para a conquista da dupla cidadania europeia de alguns países:

Foto: Divulgação

Cidadania Italiana: Neste caso, basta você ter um ascendente italiano na sua linha direta ou ser casado com um italiano por três anos caso não tenha filhos ou um ano e meio, caso tenha. Porém, se você não for descendente de um cidadão europeu, você pode solicitar a dupla cidadania somente após concluir 10 anos de moradia fixa na Itália.

Cidadania Portuguesa: Aqui é importante reforçar que existe um limite específico de geração, não passando do neto de português. Porém, também é importante analisar o caso a caso de bisnetos e gerações posteriores de portugueses, pois eles também podem ter acesso a esse direito. Caso você seja casado(a) por três com um português e tenha uma união previamente reconhecida em Portugal, você também tem direito à cidadania do país.

Cidadania Espanhola: Assim como as outras cidadanias citadas anteriormente, ela concede direitos aos filhos de pais ou mães espanhóis. Além disso, existem várias formas de iniciar o processo, sendo elas: nacionalidade para espanhóis de origem, nacionalidade por posse de Estado, nacionalidade por opção e nacionalidade por carta de natureza.

Cidadania Alemã: Apesar de ter recebido alterações em sua legislação, esta é a mais difícil de se conseguir. Neste caso é necessário que o interessado em conquistar essa dupla cidadania apresente todas as informações e datas de nascimento referentes aos familiares envolvidos, incluindo os dados do antepassado imigrante. Além disso, é recomendado que se responda um formulário no site da Representações da República da Alemanha no Brasil para saber se realmente existe o direito à cidadania alemã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo